Onze filmes brasileiros participam de festivais
Um total de onze filmes brasileiros participa de importantes festivais na Europa e EUA nas próximas semanas. O cinema nacional estará presente no Festival de San Sebastian, na Espanha; no Festival Biarritz América Latina, na França; no Festival de Cinema de Nova Iorque, nos Estados Unidos; e no Festival de Cinema de Drama, na Grécia. O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE está ajudando na participação de oito filmes nacionais nesses eventos no exterior.
O Festival Biarritz América Latina, que acontece de 30 de setembro a 6 de outubro, recebe em sua Competição de Documentários os longas “Em Busca de Um Lugar Comum”, de Felippe Schultz Mussel e “Fragmentos de Una Hermosa Realidad Televisada”, coprodução Brasil/Cuba, de Lucas Bonolo; e o curta-metragem “Sanã”, de Marcos Pimentel. Os três filmes vão receber apoio financeiro para promoção durante o evento. Mais dois filmes brasileiros estão entre os 14 selecionados para esta mostra competitiva: “Elena”, de Petra Costa e “Histórias de Arcanjo, Um Documentário sobre Tim Lopes”, de Guilherme Azevedo.
A participação nacional no Biarritz América Latina também se faz presente na Competição de Longas-Metragens de Ficção, que vai receber o filme “De Menor”, de Caru Alves de Souza. O filme de Caru recebeu apoio financeiro e auxílio para o envio da cópia para o festival. O mesmo apoio foi recebido também pelo curta “Thomas Tristonho”, de André Saito e Cesar Nery, que será exibido na Competição de Curtas-Metragens, da qual também participa o filme “Penas”, de Paulinho Caruso.
“De menor” também recebeu apoio financeiro, na confecção e no envio da cópia, para representar o cinema brasileiro na mostra Horizontes Latinos do Festival de San Sebastian, onde terá a seu lado o longa “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra, agraciado com apoio financeiro para promoção do filme. Antes, “O Lobo Atrás da Porta” participa junto com “Faroeste Caboclo” e Amazônia – Planeta Verde”, do Festival Internacional de Cinema de Toronto – TIFF.
Finalizando a lista, o curta-metragem “Acalanto”, de Arturo Saboia, vai ao Festival de Cinema de Drama, na Grécia, com apoio financeiro e no envio da cópia oferecidos pelo Programa de Apoio da ANCINE. Já o curta “Animador”, de Fernanda Chicolet e Cainan Baladez participa do Festival de Cinema de Nova Iorque, entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro com o apoio completo do programa, que prevê ajuda financeira para divulgação e auxílio para a confecção e envio da cópia.
O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE existe como parte da política da Agência voltada para a divulgação do cinema brasileiro no mercado estrangeiro, e contempla produções selecionadas para 77 mostras ou festivais ao redor do mundo com apoios diversos, dependendo da categoria do evento. As regras para a concessão de apoio estão dispostas no Regulamento do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…