Nova Viçosa, SUDENE reconhece o município com o Prêmio Qualidade dos Gastos Públicos
O município de Nova Viçosa recebeu o prêmio de MUNICÍPIO DESTAQUE na área de atuação da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – na premiação Qualidade dos Gastos Públicos referente ao ano de 2017. A premiação acontece sempre no mês de Dezembro, no caso de Nova Viçosa o ano auditado e premiado foi o de 2017, único município do Extremo Sul da Bahia com a honraria.
A premiação da SUDENE visa reconhecer os prefeitos que obtiveram um bom desempenho dos índices fiscais e foram relacionados para a avaliação os investimentos realizados, despesas sociais (assistência social, educação, habitação, saneamento, saúde e urbanismo) e equilíbrio financeiro. A Sudene objetiva viabilizar uma ferramenta de controle social, através da divulgação dos resultados obtidos de modo que a população tenha conhecimento do desempenho de seu município visando subsidiar a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas.
“Esse reconhecimento é fruto da aplicação efetiva dos recursos públicos nas finalidades essenciais para a população, essas boas práticas e a transparência que adotamos já vêm sendo reconhecidas pela população e agora recebemos esse grande reconhecimento de um órgão tão importante como a SUDENE. Isso mostra que o respeito e o rigor no trato com o dinheiro do povo estão dando resultado”. Destacou o prefeito Manoel Costa Almeida.
Nova Viçosa foi premiado como DESTAQUE na categoria de 20 mil a 50 mil habitantes, sendo também uma referência de gestão para toda a região, uma vez que na microrregião de atuação da SUDENE do Extremo Sul da Bahia o município foi o único a ser premiado pela entidade de fomento de desenvolvimento federal. A SUDENE tem uma atuação ampla e de extrema relevância para o desenvolvimento nas áreas de sua atuação, que se estende para além dos estados do Nordeste Brasileiro, contemplando também as regiões norte e extremo norte do Espírito Santo e das regiões oeste, norte e extremo norte do Minas Gerais.
O prefeito Manoelzinho destaca ainda a importância do controle da máquina pública com austeridade e a aplicação de ações tributárias que visam preparar o município para a sustentabilidade financeira dessa nova década. “Às vezes não somos compreendidos com nossas tomadas de decisões que são amargas, mas elas são necessárias, é preciso ser firme ou não teremos um município para gerir num futuro não tão distante. É como obrigar um filho a tomar chá de boldo, ele vai espernear, vai chorar, mas quando estiver curado vai agradecer, esse é o primeiro de muitos prêmios de reconhecimento que virão, os próximos gestores e a população vão nos agradecer”. Finalizou o prefeito Manoelzinho.
Noticia10\ ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…