Home Cidade e Região Bahia Nova Viçosa: Coroa Vermelha e Barra Velha, ilhas que precisam estar no seu próximo roteiro de turismo de aventura.
Bahia - 21 de janeiro de 2017

Nova Viçosa: Coroa Vermelha e Barra Velha, ilhas que precisam estar no seu próximo roteiro de turismo de aventura.

O balneário de Nova Viços, no Extremo Sul da Bahia, na conhecida zona turística da Costa das Baleias, se destaca naturalmente pelos seus encantos naturais e pela agitação da alta temporada de verão, que sempre se inicia com os festejos do aniversário da cidade no fim do mês de outubro e findando com o mais charmoso festejo carnavalesco do interior do Estado da Bahia. Más o que vem despertando cada vez mais interesse de quem gosta de aventura, contato com a natureza e principalmente ótimos momentos de descanso e muita diversão são os passeios pelas lindas ilhas de Barra Velha e principalmente Coroa Vermelha, com uma beleza exuberante e mergulhos com tartarugas e outras espécies da fauna marinha que dará o toque de “inesquecível” ás suas férias.

Barra Velha – Ilha Cassumba

A bordo de escunas licenciadas para passeios eco turísticos, chega-se à pequena vila de antigos pescadores, o trajeto de barco inclui a travessia do estuário do rio Peruipe, avistando-se ao longe a cidade de Nova Viçosa, a barra com seus bancos de areia e o canal de navegação. O caminho fluvial se estreita próximo ao povoado, que fica do lado oeste da ilha, onde é possível avistar a população de caranguejos e ostras que tomam conta do manguezal. O desembarque é feito em um pequeno píer de madeira. As praias contornadas por extenso coqueiral estão logo depois da vila, atravessando a ilha no sentido oeste/leste. Duração: 1 dia.

Dica: por fazer parte da reserva extrativista do Cassurubá, alguns cuidados são demandados para não infringir as leis de uso e ocupação dessa área, por isso o povoado de Barra Velha serve de apoio aos turistas. Muitas famílias vendem água de coco e preparam tira-gosto e até refeições se forem encomendadas com antecedência. A única barraca da ilha serve uma das melhores moquecas de todo o balneário de Nova Viçosa.

Como chegar: saída do porto de Nova Viçosa. A travessia dura 40 min. Até o povoado de Barra Velha.

Ilha da Coroa Vermelha

Desde longe, é possível avistar as coroas de areia muito brancas (origem do nome da ilha), as manchas escuras submersas dos recifes de corais e, a pequena ilha perdida na imensidão azul do Atlântico, a aproximadamente 12 quilômetros da costa de Nova Viçosa. Ilha arenosa, a Coroa Vermelha é o topo de um antigo recife de coral. Quando a maré baixa, é possível mergulhar nas piscinas naturais e observar peixes coloridos, estrelas do mar, siris, ouriços e principalmente o charme da ilha que é nadar junto as tartarugas marinhas. A ilha também é ponto estratégico na rota migratória de aves marinhas que buscam repouso e alimentação.

Para quem vai a Coroa Vermelha, a aventura começa ao desembarcar da escuna, que ao depender da maré o visitante poderá optar por uma caminhada de aproximadamente quinhentos metros, já podendo contemplar um pouco do que o passeio irá lhe oferecer, como mergulhar nas águas cristalinas já se encantar com os corais e a variedade de peixes nos arrecifes. Uma caminhada em volta da ilha dura, em média, meia hora e é fundamental para reconhecimento e para um registro fotográfico depois é só começar a explorar as atrações naturais da ilha como a prática do mergulho livre (apneia) nas piscinas naturais, onde a visibilidade varia entre 10 e 15 metros.

Duração: do passeio, um dia. De travessia, 1h 30min de barco ou 30 minutos de lancha.

Dica: a saída para Coroa Vermelha varia de acordo com a maré. Contrate o passeio de barco, lancha ou escuna em uma agência de turismo receptivo em Nova Viçosa ou Caravelas. Leve sandália de borracha com proteção lateral ou tênis, para poder caminhar sobre os recifes, e um saco plástico para juntar seu lixo e levar de volta. Não esqueça as regras básicas para conservação da ilha.

Como chegar: fica a uma distância de sete milhas náuticas, aproximadamente 12 quilômetros da costa de Nova Viçosa.

Com a alta procura pelo passeio pequenos barcos pesqueiros estão ofertando os serviços com um preço bem inferior ao praticado pelas duas empresas que tem a licença para este tipo de serviço, por esse motivo a marinha do Brasil começou a fazer seguidas barreiras de fiscalização para que essa prática seja interrompida. Essa fiscalização faz se necessária para garantir principalmente a segurança do visitante, uma das empresas que tem as licenças para barcos de passeio turístico em Nova Viçosa, a Iracema Passeios, por exemplo, dispõe de profissionais treinados e embarcações rigorosamente vistoriadas o que no final vale e muito o investimento de aproximadamente R$ 80,00 por pessoa.
Noticia10

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…