Home Notícias Brasil Nova Carteira de Identidade Nacional já foi emitida por 20 milhões de brasileiros! Veja as vantagens e como garantir a sua
Brasil - 1 semana atrás

Nova Carteira de Identidade Nacional já foi emitida por 20 milhões de brasileiros! Veja as vantagens e como garantir a sua

Documento unificado promete mais segurança, praticidade e combate a fraudes em todo o país

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já é realidade para 20 milhões de brasileiros, o equivalente a mais de 250 estádios do Maracanã lotados. O número foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta segunda-feira (10/2), reforçando o avanço do novo modelo, que traz mais segurança e praticidade ao cidadão. Com um único número válido em todo o país, a CIN substitui o antigo RG e promete reduzir fraudes e facilitar o acesso a serviços públicos.

Para o pequeno Benicio Vasques, de apenas 9 anos, a CIN já fez a diferença. Durante uma viagem para Correntina, na Bahia, o garoto passou mal após comer uma pizza estragada. Graças à sua nova identidade, ele conseguiu atendimento gratuito no hospital pelo SUS. “Consegui tomar injeção e melhorar”, contou. A CIN, que é o primeiro documento com foto de Benicio, terá validade de cinco anos, prazo estipulado para crianças com menos de 12 anos para garantir a atualização da biometria.

Henrique Gomes Pinheiro, de 44 anos, também aderiu ao novo documento ao emitir a CIN para sua filha Rafaela, de 13 anos. Mineiro de nascimento e morador de Brasília há anos, ele aproveitou a unificação para regularizar sua identidade nacional. “Minha primeira via no DF acabou se tornando definitiva”, explicou. O processo foi simples, já que a delegacia escolhida na cidade de São Sebastião não exigia agendamento. Cada estado tem regras próprias para emissão, e o governo federal disponibiliza orientações no site gov.br/identidade.

Além da praticidade, a segurança foi um fator decisivo para Thiago Santos Nogueira, de 40 anos, que garantiu sua CIN em Salvador. “O documento é mais seguro e tem um QR Code para confirmar autenticidade”, destacou. Apesar da alta demanda, ele conseguiu agendar a emissão rapidamente e aprovou o novo formato, que também é menor e mais fácil de carregar.

Com a CIN, o CPF passa a ser o único número de identificação nacional, eliminando a possibilidade de uma pessoa ter diferentes registros em cada estado. A novidade representa um grande passo na modernização dos documentos brasileiros, garantindo mais controle, confiabilidade e acesso facilitado a serviços essenciais.
Noticia10

Check Also

São Mateus: Marcos Batista assina ordem de serviço para reforma de duas UBS com foco em modernização e telemedicina

Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de São Mateus, Marcos Batista, deu um import…