Nanuque: saúde das crianças é foco de trabalho intensivo no PETI
Cuidar da saúde das crianças da cidade é uma das preocupações do governo municipal. Com esse pensamento, foi realizado nesta segunda-feira (24/03) o Ciclo de Escovação Supervisionada na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) da Vila Esperança.
Sob o olhar atento da odontóloga da Unidade de Saúde do bairro, Mariane Duarte, as crianças foram orientadas e supervisionadas durante a escovação e aplicação de flúor. Ela explica que, muito além da saúde bucal, a saúde como um todo é trabalhada e instruída às crianças. “Nós fazemos trabalhos educativos com palestras, pinturas, vídeos, aplicação terapêutica de flúor, estimula a escovação e os hábitos de higiene bucal. E não só da saúde bucal, mas da higiene e a saúde de uma forma geral, pois esse é um trabalho de conjunto mesmo, buscando melhorar a qualidade de vida dessas crianças como um todo”, afirmou.
E o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desses anos já trouxe bastante resultados. “A gente vê que, a partir desse trabalho educativo, as crianças aprendem a quantidade de pasta de dente, que não é necessário uma escova cara ou de marca, mas que esse hábito seja contínuo, constante. Vemos que o numero de crianças com cárie vem reduzindo, a partir do momento em que elas incorporam esses hábitos na vida delas. Podemos ver no PSF da Vila Esperança, o quanto vem reduzindo, o que acaba tornando nossos trabalhos hoje preventivos somente.” A diretora do SCFV, Jamel Rodrigues, é uma das responsáveis por incutir o hábito da escovação nas crianças, fazendo-o todos os dias. As crianças recebem uma escova devidamente identificada, e são ainda instruídas sob o quão importante é o uso individual da escova de dente.
Jamel esclarece que essas ações são feitas por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e pelos esforços da odontóloga Mariane, “que sempre está de prontidão para nos dar esse auxílio e cuidar da saúde bucal de nossas crianças. Sempre ela vem, verifica o índice de cárie e também supervisiona a escovação, o que realmente reduz esse índice de cáries. Muitos deles não fazem essa escovação tão assiduamente, mas aqui insistimos para que eles escovem sempre os dentinhos, mantendo a higiene bucal, mesmo que não façam em casa, aqui na escola faremos.”
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…