Nanuque: Prefeitura beneficia dezenas de pessoas com cirurgia de catarata.
A prefeitura de Nanuque já beneficiou cerca de 600 pessoas desde o inicio dos mutirões de catarata. Os pacientes já agendados e diagnosticados pela Secretaria Municipal de Saúde saem de Nanuque em ônibus fretado pelo município devidamente, acompanhados por agentes comunitários de saúde, em Guanhães recebem lanche, almoço, hospedagem e realizam a cirurgia e revisão da mesma antes de deixarem a cidade de volta à Nanuque.
“Essa é uma pactuação do Município com o SUS onde se pactua um hospital em Guanhães-MG. Uma cirurgia dessa particular custa cerca de R$ 5.000,00 reais e a Prefeitura oferece gratuitamente para todos os pacientes. É um momento de muita alegria concretizar esse sonho à essas pessoas que tanto merecem a oportunidade de voltarem a enxergar. Finalizamos agora o segundo ano de governo e talvez está seja a maior ação que nos engrandece e que mais nos orgulha. Há mais de sete anos havia essa fila de cataras e nos estamos conseguindo praticamente zerar essa demanda e agora, mesmo com essa dificuldade financeira conseguimos reunir recurso para voltar a realizar as cirurgias. Fizemos mais de 600 nesses dois anos e hoje estamos encaminhando mais 37 pacientes para Guanhães e se Deus quiser eles retornarão enxergando e com mais saúde. Resgatamos a cirurgia de catarata e se Deus quiser, iremos até o final do nosso mandato zerando toda a demanda de catarata no Município de Nanuque ”. Disse o Prefeito Ramon Ferraz.
Dona Maria Irene Ferreira da Silva está feliz pois, segundo ela já realizou através da prefeitura a primeira cirurgia no olho direito e agora vai fazer no olho esquerdo. “Pra mim foi ótimo. Valeu a pena esperar. Na primeira vez que viajei fui muito bem atendida, todos foram muito carinhosos comigo, foi excelente e muito bom. Agora estou com uma nova expectativa de vida, enxergar de novo. Pra mim foi maravilhoso, estou enxergando muito bem e ficarei melhor assim que concluir a cirurgia do outro olho. Agradeço todo empenho do prefeito Ramon em ter retornado com as cirurgias”.
“Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por essa oportunidade e ao prefeito municipal que está se empenhando para chegarmos até lá. Espero em Deus que eu seja feliz nesta cirurgia que há vários anos estou aguardando a oportunidade. Graças a Ele estou aqui e com fé acho que todos nós ficaremos felizes. Essa é a primeira vez que faço cirurgia de catarata”. Disse seu Lourival Caitano da Silva de 70 anos.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…