Home Cidade e Região Minas Gerais Nanuque: município poderá ser polo para a realização de cirurgias de catarata‏
Minas Gerais - 14 de julho de 2015

Nanuque: município poderá ser polo para a realização de cirurgias de catarata‏

 

Em um evento na Câmara de Vereadores, o Prefeito Ramon Ferraz e a vice-prefeita Alba Lima se reuniram com a equipe do Hospital dos Olhos, da cidade de Ipatinga/MG, estando também presentes os secretários municipais, vereadores, representantes do Hospital e Pronto Socorro Municipal Renato Azeredo e agentes comunitários de saúde, com o objetivo de discutir a possibilidade da realização de cirurgias de catarata no município.

“Temos pactuado com Guanhães onde levamos nossos pacientes, a maioria da 3ª idade, numa viagem cansativa, cerca de 10h de ônibus, para realizarem as cirurgias pelo SUS e nós custeamos o ônibus, hotel e a alimentação de todos. Então, estamos pactuando para trazermos estas cirurgias a Nanuque, onde a equipe médica do Hospital dos Olhos de Ipatinga viria para cá e nossa contrapartida seria nosso espaço físico”. Esclarece o Prefeito Ramon Ferraz.

E aduz: “Isso vai abranger  não só Nanuque como toda região. Os municípios virão fazer as cirurgias aqui e cada um será responsável pelo ônibus, hotel e alimentação de seus pacientes. A cirurgia será totalmente gratuita, pelo SUS. Se nós conseguirmos um quórum para manter isso de três em três meses, a proposta é que eles futuramente venham construir uma clínica aqui”.

Dr. Wilson Cabral, que é médico Oftalmologista de Ipatinga, comentou como funcionarão as cirurgias: “Pretendemos vir aqui realizar etapas de mutirão de cirurgias de catarata no primeiro momento. Mas, depois, podemos estender para outros tipos de cirurgias oftalmológicas. A ideia inicial é de fazermos mutirões que atinjam pelo menos de 400 a 500 intervenções. Soubemos que esta é uma região muito carente, então, pretendemos atuar aqui mesmo, sem deslocar ninguém do lugar”.

Esperançosa, a vice-prefeita Alba Lima comentou: “Ter o serviço dentro de sua própria cidade é da maior importância. Acho que Nanuque ganhará em todos os aspectos, pois, além dos moradores daqui ganharem o benefício, a região também ganhará. Isso significa que nossa cidade terá um fluxo de pessoas que usarão restaurantes, transportes e hotéis, aquecendo o comércio local e no futuro eles acenam com a possibilidade de construírem também uma clínica, com um serviço permanente.”

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…