Home Comportamento Mulher Muito estresse pode impulsionar a infertilidade feminina, diz estudo
Mulher - 5 de abril de 2014

Muito estresse pode impulsionar a infertilidade feminina, diz estudo

 

A rotina corrida do dia a dia pode ser muito estressante, mas encontrar um tempinho para relaxar é muito importante. Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Ohio aponta que o cansaço e as tensões acumuladas durante o dia podem dobrar as chances de infertilidade.

A pesquisa, publicada na revista Human Reproduction, iniciada em 2010, é a primeira que conseguiu chegar a uma conclusão dos efeitos diretos do estresse. Após acompanharem 501 mulheres entre 18 e 24 anos por um ano, descobriram que as mais estressadas ficavam 29% menos propensas a engravidarem a cada mês.

Cada participante fez um teste de saliva para discriminar a quantidade de alfa-amilase, uma substância indicadora de estresse. A coleta foi feita no começo da pesquisa e após o início do primeiro ciclo menstrual. Após a análise dos níveis da alfa-amilase e os hormônios femininos, a relação com a infertilidade foi confirmada.

Há quem diga que um pouquinho de estresse faz bem para a memória e a produtividade, mas a moral da história é que tomar cuidado é muito importante, principalmente se você quiser ter filhos. Práticas como ioga, pilates ou apenas tem um tempinho reservado para o ócio já podem ajudar.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…