Mucuri: Suzano e Sebrae juntos em capacitação para micro e pequenas empresas.
Incentivar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas por meio da inovação e do empreendedorismo consciente. Esse é o propósito do Programa Semear, iniciativa da Suzano realizada em parceria com o Sebrae que lançou uma nova turma em Mucuri neste mês maio. Micro e pequenos fornecedores do setor de logística da região que prestam serviços para a Suzano são o público-alvo do programa.
O Semear iniciou suas atividades em formato presencial após um período de formação on-line em 2019 e 2020. Somente na Bahia, 41 micro e pequenas empresas do setor de transporte rodoviário participaram da primeira turma do programa, que já passou por cinco estados brasileiros. Novas formações e um novo propósito são os destaques do Semear em 2022 de acordo com a idealizadora do programa e Líder de Gestão de Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade, Daniela Datrino Camargo.
“Vamos trazer uma agenda diferente da primeira turma, com um novo programa voltado ao desenvolvimento sustentável, diversidade, inclusão e sustentabilidade. Nossos fornecedores também contarão com todo apoio no desenvolvimento da gestão estratégica e financeira. Temos um grande propósito de evoluir a nossa cadeia de valor e por isso faz sentido lançar o Semear na Bahia, já que o programa nasceu aqui”, afirma.
As capacitações para as micro e pequenas empresas parceiras acontecem no período de maio a agosto, com cursos de planejamento estratégico, gestão financeira e empresarial, workshop de inovação, palestras e consultoria individual. O conteúdo é desenvolvido pelo Sebrae e pela Suzano, um dos grandes diferenciais segundo o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito. “Esse é um daqueles projetos que temos muito orgulho em estabelecer parceria, principalmente pela possibilidade de desenvolvimento local e regional. A missão do Sebrae é apoiar os micro e pequenos empreendedores, a capacitação com o time de consultores é um exemplo. Conhecimento que fica, agrega e traz crescimento”
De acordo com a Carolina de Araújo, gerente de Logística da Unidade Mucuri, 100% do transporte próprio é realizado com micro e pequenas empresas da região e a formação desses parceiros é valor para a Suzano. “Para nós, o Programa Semear é ainda mais importante pois ele surgiu de uma necessidade que temos em Mucuri. Nosso objetivo é proporcionar o crescimento desses parceiros para que estejam preparados para atuar conosco e com outras empresas, além de permear esses valores em nossa sociedade”.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…