Home Cidade e Região Bahia Mucuri: Seca e poluição do Rio Mucuri será tema de audiência pública na próxima segunda, dia 21.
Bahia - 18 de dezembro de 2015

Mucuri: Seca e poluição do Rio Mucuri será tema de audiência pública na próxima segunda, dia 21.

 

A crise hídrica enfrentada pelo Rio Mucuri, que desagua na cidade homônima, no Extremo Sul da Bahia, será debatida na próxima segunda feira (21) no plenário da câmara de vereadores da Cidade. Intitulada “o Rio Mucuri precisa viver: enquanto o rio viver o homem será imortal” a audiência pública foi provocada pela câmara de Juventude do colegiado do território de identidade Extremo Sul da Bahia e chamada pela frente parlamentar de meio ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia presidida pelo deputado Marcelino Galo.

O Rio Mucuri é fonte de água para manutenção e produção tanto para as indústrias quanto para a agricultura e é a principal fonte de abastecimento humana em todo o Vale do Rio Mucuri, que compreende na maior parte de sua extensão o estado de Minas Gerais. O Rio Mucuri precisa com muita urgência de um repensar sobre as formas e mecanismos usados para uso de suas águas, os agentes que atuam contribuindo de alguma forma para que o Rio Mucuri se encontre no atual cenário de calamidade precisam rever essa metodologia, e é com essa finalidade que assembleia legislativa da Bahia chamou essa audiência pública.

O deputado Marcelino Galo que acaba de chegar da Conferência das partes da Convenção quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP21, em Paris, ressalta que é importante ouvir a população, as autoridades locais, observar o estado do rio e tomar medidas que possam preservar e recuperar o seu manancial. “É uma audiência pública importante para que possamos ouvir a população, autoridades, comunidade acadêmica e demais interessados para que possamos ver quais medidas serão tomadas no sentido de recuperar e preservar o Rio Mucuri. Não podemos continuar a desprezar nossos recursos hídricos, sobretudo em um momento que a sociedade vive a escassez e não sabe ainda as consequências das mudanças climáticas sobre o home e a natureza”, afirmou o deputado.

Também vão participar dessa audiência pública o deputado estadual de Minas Gerais, da região do Vale do Mucuri, Dr. Jean Freire, membro da comissão das águas do estado de Minas Gerais, o ouvidor Geral do Estado da Bahia, Yulo Oiticica, a colônia de pescadores de Mucuri, secretaria de meio ambiente de Mucuri e cidades vizinhas, representantes de ONGs, institutos e fundações que militam ambientalmente na região e representantes das empresas que usam as águas do Rio Mucuri para suas produções. O Ri Mucuri é um Rio Federal com 446 km de extensão que nasce no nordeste do Estado de Minas Gerais e desagua no extremo Sul da Bahia.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…