Mucuri: primeira médica cubana do Programa Mais Médicos chega a cidade.
21 anos exercendo a medicina, 16 como professora universitária. Não dá pra negar que a médica Mayda Luisa Gonzáles Doranza tem um currículo primíssimo. Agora, a cubana vinda do estado de La Habana encarou um novo desafio em sua trajetória profissional: passará os próximos três anos atendendo as famílias mucurienses. A vinda de Mayda à Mucuri é fruto do Programa Mais Médicos. O Programa do Governo Federal prevê contratar médicos estrangeiros para as regiões onde há escassez ou ausência de profissionais.
Mayda foi recepcionada na manhã desta segunda (9) por todos os diretores dos setores de saúde de Mucuri, além dos secretários municipais. O café da manhã aconteceu no Gabinete do Prefeito, na Sede de Mucuri. “Nós, os cubanos, somos muito solidários. O Brasil precisa de médicos para atender os menos favorecidos. Nós ficamos aqui para melhorar o atendimento aos brasileiros”, revelou a médica cubana, num português quase perfeito, salvo o sotaque castelhano.
Especialista em saúde da família, Dra. Mayda deixou um filho de 14 anos aos cuidados de sua mãe, em Cuba. Ela ainda seguirá alguns protocolos exigidos pelo Governo Federal antes de atuar no município, o que deve acontecer em poucos dias. Mas já se sabe que ela vai trabalhar em um dos PSF’s da Sede de Mucuri. O Prefeito Paulinho deu boas vindas à médica, e disse estar atento a todas as sugestões propostas pelo Governo Federal para melhorar a saúde pública. “A saúde é uma prioridade em nosso governo. Cada médico que aceita trabalhar em nosso município, seja de Cuba ou do Brasil, será sempre muito bem vindo. O que queremos é a uma saúde de qualidade, principalmente aos que mais necessitam”, opinou.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…