Home Cidade e Região Bahia Mucuri: Município realiza 4ª Conferência de Cultura, com uma das maiores mobilizações do Extremo Sul da Bahia
Bahia - 30 de outubro de 2023

Mucuri: Município realiza 4ª Conferência de Cultura, com uma das maiores mobilizações do Extremo Sul da Bahia

Aconteceu na última quinta-feira (26), a 4ª Conferência Municipal de Cultura em Mucuri, no Auditório Rosalvo Francisco da Silva, na Câmara Municipal. O evento debateu as políticas públicas para o setor cultural da cidade entre cidadãos das diversas idades, sob a chancela do tema: “Democracia e Direito à Cultura”. A Conferência, que foi organizada em 3 eixos: Democratização do acesso à cultura e participação social; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; e Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade.

Diversas apresentações culturais marcaram a abertura do evento, desde a Execução dos Hinos Nacional e de Mucuri (pelo tecladista Rogério e a cantora Silenira), a encenação com o Grupo Cultural Ellas com dança rítmica, apresentação do Studio Kdance com variação de ballet de repertório e a bailarina Thayná sob orientação da professora Fabiana Silva. Durante a conferência foi notada a presença de estudantes, músicos, capoeiristas, artesãos, dançarinos, bailarinos, percussionistas, produtores culturais, escritores, professores, representantes de ONGs culturais, entre as centenas de pessoas.

A mesa de honra do evento foi composta por autoridades municipais, como a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Luzinete Souto de Souza, chefe de Gabinete do Prefeito, o advogado Robson Carlos Pereira da Silva, diretor do Departamento de Cultura Municipal, Ilmar Lopes Gonçalves “Mazola”, o vereador e presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, Jonathas Gomes de Azevedo, o representante da Secretaria de Cultura da Bahia – base território extremo sul, Junieques Batista dos Santos e os secretários municipais de Meio Ambiente, José Ronildo Brito, de Assistência Social, o advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, além do escritor e membro da Academia Teixeirense de Letras, Athylla Borborema, também diretor de Comunicação do Município de Mucuri.

Ilmar Lopes, o Mazolla, diretor municipal de Cultura de Mucuri, explica que a Conferência significa a retomada dos efeitos democráticos e culturais, e é fundamental este diálogo entre poder público e sociedade civil para discussão e construção coletiva das políticas culturais: “É o nosso momento de interlocução com as pessoas que atuam no campo da cultura, pois a conferência é um espaço propício para sistematizar as demandas e incluir o nosso novo plano, bem como avaliar as diretrizes e estratégias que iremos implementar daqui pra frente junto ao Governo da Bahia e ao Governo Federal”, destacou.

Foram elencadas as ações prioritárias na responsabilidade do município, do Território enquanto sociedade civil e para o Estado. As demandas serão apresentadas nas próximas etapas dos diálogos em Cultura, pelos delegados eleitos também durante a 4ª Conferência. A Conferência Territorial de Cultura acontecerá no dia 12 de novembro na cidade do Prado, a Conferencia Estadual de Cultura que acontecerá em seguida, nos dias 06 a 08 de dezembro em Feira de Santana. A Conferência Nacional de Cultura será em Brasília, reunindo representantes dos vários estados brasileiros entre 04 a 08 de março de 2024.

Confira a delegação eleita que participará das Conferências Territorial e Estadual, Delagados(as) eleitos(as): 3 titulares e 3 suplentes.

– Neuzivan dos Santos Santana/ Titular
– Sara Pereira Campista de Lucena/Titular
– Glauciene de Souza/ Titular
– Évila Santos Vergulino/ Suplente
– Fabiana Silva Souza/ Suplente
– Leise Azevedo Goes/ Suplente
Noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…