Home Cidade e Região Bahia Mucuri: Médicos, enfermeiros, profissionais passam por capacitação para atendimento em saúde mental
Bahia - 14 de janeiro de 2015

Mucuri: Médicos, enfermeiros, profissionais passam por capacitação para atendimento em saúde mental

 

A Prefeitura de Mucuri, através do Cento de Atendimento Psicossocial (Caps), já vem desenvolvendo um trabalho de atendimento humanizador à pessoas com problemas mentais reconhecido nacionalmente. Desde o ano passado, Mucuri foi um dos 80 municípios brasileiros selecionados a receber uma capacitação especial e inédita, que tem levado profissionais da Atenção Básica do município ao Rio Grande do Sul.

Agora, um profissional de São Lourenço do Sul (RS) está durante toda a semana em Mucuri levando uma roda de conversa com todos os profissionais que fazem o atendimento nos PSF’s do município. E são todos os profissionais mesmo: de médicos a recepcionistas; de enfermeiros a zeladores.

O gaúcho Diego Elias, Coordenador Municipal da Atenção Básica de São Loureço do Sul (RS), explica que todos que estão diretamente ligados ao atendimento com os pacientes merecem uma capacitação especial. “Quando o paciente chega ao PSF, ele quer ser ouvido. Quer que seu problema seja solucionado. Não importa se vai ser o médico ou a recepcionista. O importante é acolher”, ressalta.

Mas por que uma capacitação sobre saúde mental para profissionais que não são do Caps? Maria Lúcia Rodrigues, Coordenador do Caps de Mucuri, explica que o tratamento psiquiátrico no Brasil está mudando. “O país está em processo de dar fim a todos os manicômios e humanizar o tratamento com os pacientes. Porque o portador de algum transtorno mental não pode ficar mais isolado atrás de um muro, mas se interagir o máximo com a sociedade. Isso é possível”, esclarece.

Os participantes do encontro têm estudado, através de filmes, palestras e dinâmicas, os mitos e paradigmas em torno da loucura. “É preciso primeiro terminar com o nosso preconceito, de nós profissionais. Porque muitos de nós têm a visão equivocada da loucura”, explica mais uma vez Maria Lúcia.

O médico do PSF do bairro Gazzinellândia, em Itabatã, Frederico Suzuki, aprovou a iniciativa. “É de suma importância os pacientes serem bem acolhidos nas unidades”, afirma. A recepcionista do mesmo PSF, Soledade Barbosa, concorda. “Esta oficina está ajudando muito a gente porque nos deparamos com muitas situações no PSF”.

Os encontros acontecem até sexta-feira, em Itabatã e na Sede de Mucuri, e reúne os profissionais de todos os PSF’s do município.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…