Home Cidade e Região Bahia Mucuri: Idoso reencontra Irmãos em reunião online depois de mais de 60 anos de afastamento
Bahia - 19 de fevereiro de 2021

Mucuri: Idoso reencontra Irmãos em reunião online depois de mais de 60 anos de afastamento

O fim de uma angustiante procura para a família Pereira de Souza encerrou-se com o reencontro online de irmãos que não se viam a mais de seis décadas. Neste último domingo de carnaval (14), seu Ezito, Ilza, Anízio, Natanael, Gilson, Zenita e Ivone vieram encontrar o irmão Edizio Pereira de Souza, 78 anos, que não viam há cerca de 64 anos. No total somam se nove irmãos. Nilton e Maria, ambos falecidos.

A reunião virtual não foi apenas entre os irmãos, teve a efetiva participação de todas as gerações da família presentes ao encontro promovida para celebrar a vida e um novo momento dos Pereira de Souza. O coração está para estourar!”, disse seu Edizio. Tanta felicidade se materializou em lágrimas. “É a hora mais feliz que já tive na minha vida”, afirmou seu Edizio.

Redes Sociais
O nó deste distanciamento dos irmãos começou a se desfazer, quando o senhor Edizio Pereira de Souza, que mora no Assentamento Paulo Freire, em Mucuri, no extremo-sul da Bahia, procurou o jornalista Cleuber Rios, para contar a sua história. De imediato, Rios, fez um apelo nas rádios e jornais da região e também nas redes sociais. Com a repercussão do caso, e a solidariedade de um grande voluntariado de pessoas na internet, a notícia foi parar na rede dos internautas do Vale do Jiquiriça, na região do centro-sul baiano, precisamente na cidade de Itiruçu, de onde o então desaparecido senhor Edizio Pereira de Souza, saiu de casa, na época com 12 anos de idade.


O Itiruçu Online, portal de grande audiência no território do Vale do Jequiriça, por intermédio do seu diretor Tiago Santos, abraçou a causa e deu uma ampla cobertura ao caso. Logo após a noticia viralizar na rede, apareceu a pessoa do Jairo Tavares, sobrinho do senhor Edizio, que indicou o contato de Paulo Cezar, filho de Ezito, um dos irmãos do Edizio, que moram em São Paulo. A partir de então todos da família do senhor Edizio foram localizados.

Testemunhos

Segundo Paulo Cezar, sobrinho do senhor Edizio, parte da família pensava que o seu tio Edizio não existia mais. “Aí chega a notícia que ele está vivo. A alegria foi muito grande”, contou Paulo Cezar. Com a descoberta, o passo seguinte foi contar para os irmãos, e também para o grande personagem desta história. Edizio ficou sabendo que em 1969, quase toda família se mudou para o estado de São Paulo, ficando apenas a sua irmã Maria e Ilza, em Upabuçu, Distrito de Itiruçu. Logo depois, a Ilza mudou se para Bom Jesus da Lapa, Bahia, onde reside até hoje. O pai dos irmãos, o senhor Cecílio, veio a falecer no ano de 1987.
Todos os irmãos do Edizio, constituíram família. Agora o Edizio e o seu filho Edmilson, de uma só vez, multiplicaram seus descendentes que se totalizaram em 140 pessoas, contanto os sobrinhos, netos e bisnetos de seus irmãos.

Por: Cleuber Rios – MTB 4805 / BA
Com a Colaboração de: Lucia Rios e Sarah Azevedo

Check Also

Itanhém: servidora da APAE procura por familiares de seu pai em Mairi-BA

A servidora da APAE da cidade de Itanhém, no extremo-sul da Bahia, Sandra Regina Pereira d…