Mucuri: COELBA presta um desserviço e vem causando prejuízos a usuários de energia elétrica.
Há muito tempo a população do município de Mucuri vem fazendo queixa sobre a má qualidade na prestação do serviço de energia elétrica praticada pela distribuidora Baiana COELBA. A falta de energia acontece com grande frequência em vários bairros tanto de Mucuri sede quanto do seu mais populoso distrito e um dos principais centros comerciais do Extremo Sul da Bahia, o distrito de Itabatan. Bairros como o são José Operário o Triângulo leal e Cidade Alta, todos em Itabatan já tem como comum o hábito de passar tardes e noites as escuras quando o clima fica chuvoso.
Em pleno século 21, estar conectado, banho aquecido ou se refrescar usando ar condicionado ou ventilador é condição luxuosa para os moradores de alguns bairros do Município de Mucuri em horários de intenso tráfego de consumo, como na parte da manhã e no início da noite. Usar um ventilador em sua máxima rotação é impossível, e computadores são ligados em horários criteriosamente planejados para que não tenham seus hardwares queimados como placa mãe e memória, casos de maior incidência.
Depois de uma série de denuncias e reclamações várias promessas e até um início de trabalho de manutenção começou a ser feito para melhorar a sua rede de distribuição no Município de Mucuri, porém um movimento de intenso oba – oba que logo foi interrompido, tendo dado uma prioridade basicamente as áreas centrais tanto de Mucuri quanto de Itabatan e deixando mais uma vez os bairros e regiões periféricas sem nenhuma assistência. De tão grave a realidade dessa problemática que escritórios de advocacia já estão se especializando só em causas onde envolvam prestação de serviços e principalmente energia elétrica para atender a demanda de reclamações do Município de Mucuri.
No vizinho município de Nova Viçosa, uma situação semelhante vinha acontecendo, promovendo os mesmos transtornos e causando prejuízos semelhantes aos ocorridos em Mucuri, falta constante de energia, perda de estoque de alimentos por entidades públicas e por comerciantes locais, queima de eletroeletrônicos pela oscilação da força, dentre outras avarias provocadas pela interrupção continua de energia elétrica por falta de manutenção por parte da COELBA. Foi necessária uma intervenção do ministério público acionado pela presidência da câmara de vereadores de Nova Viçosa na pessoa do Vereador Rogério benjamim para que sanções ocorressem à empresa e essa começasse uma grande frente de manutenção em toda a rede de distribuição que alimenta Nova Viçosa.
Em Mucuri, diversos pedidos para que a câmara de vereadores tomasse as mesmas providencias foram feitos pelos moradores, porém o que se ouviu por parte dos Edis mucurienses foi que ações como essas não estariam dentro das competências da câmara de vereadores. Certo que parte da manutenção que priorizou a região central de Mucuri e Itabatan aconteceu também mediante a um apoio de alguns vereadores temerários a revolta popular com um não envolvimento com a causa. Insatisfeitos, moradores dos Bairros afastados da região central do município de Mucuri e dos Bairros periféricos pretendem promover uma ação radical para chamarem a atenção da COELBA: pretendem realizar um grande boicote nas faturas de janeiro, fevereiro e março de 2015, caso o problema não seja resolvido.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…