
Mostarda previne o câncer e oferece outros benefícios surpreendentes
Ao ouvir falar em mostarda, a maioria das pessoas pensa logo naquele molho que é vendido em supermercados e comumente utilizado para dar mais sabor a lanches, carnes e pratos em geral. Mas, você sabia que a mostarda é, na verdade, uma planta cultivada no mundo inteiro e que pode ser aproveitada desde as folhas até as sementes, e que é muito nutritiva?
Luiza Ferracini, nutricionista do Dietbox (plataforma que ajuda o profissional de nutrição a fortalecer o relacionamento com pacientes), comenta que a mostarda pode ser encontrada à venda em forma de semente, folha ou molhos industrializados. “É um alimento emblemático e possui muita história… Estima-se que tenha aparecido pela primeira vez na Índia nos anos 3000 a.C.”, diz.
Além de ser aproveitada de diferentes maneiras, a mostarda destaca-se por oferecer diversos benefícios à saúde. “As folhas e sementes da mostarda são ricas em minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Além disso, possuem antioxidantes, como os flavonoides, que comprovadamente auxiliam na prevenção do câncer de mama, próstata, cólon e ovários”, destaca Luiza. Abaixo você conhece mais sobre os benefícios desta planta, descobre qual é a melhor maneira de consumi-la e pode se inspirar com deliciosas receitas que levam mostarda.
1. Poder desintoxicante: a folha de mostarda é rica em glucosinolato (composto que protege o fígado e melhora seu desempenho) e, por isso, ativa enzimas que metabolizam as substâncias tóxicas. Além disso, possui clorofila, que também contribui para a eliminação de toxinas da corrente sanguínea.
2. Combate ao colesterol alto: tanto a folha como a semente de mostarda são aliadas na hora de combater o colesterol alto. A semente contém vitamina B3, que combate a aterosclerose (quando ocorre acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias); e a folha melhora a produção de bile pelo fígado (que usa o colesterol como matéria-prima). Isto tudo ajuda, inclusive, a evitar as doenças cardíacas.
3. Melhora dos sintomas da TPM e da menopausa: a mostarda pode ser uma grande aliada, pois, especialmente devido à presença de cálcio e magnésio, ajuda a manter a boa saúde óssea das mulheres.
4. Combate a dores: com ação anti-inflamatória, a mostarda ajuda a aliviar dores articulares e musculares.
5. Prevenção ao câncer: Luiza lembra que a mostarda possui antioxidantes, como os flavonoides, que comprovadamente auxiliam na prevenção do câncer de mama, próstata, cólon e ovários.
6. Evita a prisão de ventre: como é fonte de fibras, pode ajudar no tratamento da prisão de ventre e no bom funcionamento do trânsito intestinal.
7. Prevenção à artrite e osteoporose: a mostarda possui grande quantidade de vitamina K, que atua diretamente na boa saúde óssea, entre outros nutrientes importantes neste sentido, como cálcio.
8. Melhora da circulação sanguínea: as sementes de mostarda também podem ser indicadas para o tratamento da hipertensão, já que estimulam a circulação sanguínea.
Mucuri: Município sediará agenda de discussões sobre o futuro dos agentes de saúde na Bahia
Entre os dias 9 e 11 de abril, Mucuri se tornará o epicentro das discussões sobre o papel …