Home Cidade e Região Espírito Santo Montanha: Superintendente do Ministério da Agricultura visita o município para dar seguimento a execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário.
Espírito Santo - 24 de junho de 2021

Montanha: Superintendente do Ministério da Agricultura visita o município para dar seguimento a execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

O Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no estado do Espírito Santo, Aureliano Nogueira, esteve em uma agenda no município de Montanha, Norte do estado, para dar seguimento a instrumentalização da parceria entre o MAPA, o IDAF-Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo para a execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil. A iniciativa vai agilizar o acesso de agricultores familiares ao programa federal e também a assistência técnica – ATER.

Montanha será o primeiro município capixaba a fazer a parceria com o IDAF e o MAPA numa espécie de iniciativa piloto para a realização de novas parcerias com os demais municípios interessados em executar o PNCF – Terra Brasil. O programa Terra Brasil está menos burocrático que suas versões anteriores, gerando oportunidades para trabalhadores de todas as idades de 18 a 70 anos, e também para jovens de 16 a 19 anos, que comprovem 2 anos vivendo na agricultura familiar e seja membro da família, ou como aluno de escola técnica agrícola, no modelo de alternância ou similar.

Para Aureliano Nogueira é muito importante a adesão dos parceiros locais para garantir celeridade aos processos e aumentar o alcance do programa. “É junção de forças buscando com que a agricultura familiar avance sem que as coisas tenham que demorar tanto para acontecer. Nos últimos dois anos realizamos uma série de mudanças para fazer com que essas pessoas possam de verdade ter acesso ao crédito fundiário, fazendo com que o programa chegue nas pontas. Estamos priorizando aqueles municípios que já possuem demanda qualificada de agricultores para acesso ao programa do Mapa, como é o caso aqui de Montanha”.

Dois importantes atores na condução dessa parceria entre Montanha, MAPA e IDAF, o vereador Zenildo Xavier e o prefeito André Sampaio estão bastante confiantes no avanço da agricultura familiar no município e na região a partir da execução do PNCF – Terra Brasil. Ambos estavam em agenda fora de Montanha e foram representados por Samir Jarih El Ferzoli, assessor parlamentar do vereador Zenildo Xavier. Samir tem sido agente local designado para fazer as tratativas institucionais no que diz respeito a essa demanda.
Noticia10.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…