Montanha: Município é o primeiro no estado do ES a fazer acordo de cooperação técnica para fomento do crédito fundiário Terra Brasil.
A prefeitura de Montanha – Norte capixaba – e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) celebraram um acordo de cooperação técnica junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – para viabilização, no município, do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) Terra Brasil. Com a celebração do acordo de cooperação técnica, agricultores do município que vierem a aderir ao programa terão assistência técnica oferecida sem custo. A ação aconteceu mediante uma indicação do vereador Zenildo Xavier que prontamente foi endossada pelo prefeito André Sampaio.
O programa Terra Brasil oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural. A parceria entre o município de Montanha e o IDAF vai possibilitar a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a custo zero para o produtor, gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar montanhense.
Para o coordenador capixaba do programa Terra Brasil e chefe do núcleo de projetos especiais do IDAF, Isidório Simões, essas parcerias vão possibilitar um avanço no Estado das políticas públicas de reforma agrária. “É preciso fazer com que os pequenos produtores, trabalhadores rurais, diaristas e meeiros possam comprar o seu primeiro pedaço de terra. Aqui para o Norte do estado estamos disponibilizando uma linha de financiamento social – PNCF SOCIAL- o que vai ampliar e potencializar as ações do Terra Brasil com o MAPA através do incentivo e mobilização com o IDAF.” Afirmou Isidório.
Montanha foi o primeiro município capixaba a celebrar junto com o IDAF o acordo de cooperação técnica com o MAPA para fomentar o acesso ao Programa Terra Brasil. “ O nosso pequeno agricultor terá toda a assistência necessária, o que vai gerar uma economia e consequentemente dinheiro a mais para que ele possa investir em sua produção. Precisamos alavancar a nossa potencialidade agrícola com mais pessoas tendo acesso a terra, gerando renda e assim mudando de verdade a realidade do nosso povo”. Disse o prefeito André Sampaio.
noticia10
Casagrande transfere capital para São Mateus e fala sobre investimentos estratégicos para a Região Norte capixaba
O governador Renato Casagrande realizou nesta quarta-feira (20) a transferência simbólica …