Home Segurança pública Polícia Mineira é a primeira mulher a comandar um batalhão de operações aéreas no Brasil
Polícia - 15 de março de 2017

Mineira é a primeira mulher a comandar um batalhão de operações aéreas no Brasil

Uma mulher em pleno vôo, a bordo de três potentes helicópteros de salvamento, sendo dois modelos AS 350B2 (Esquilo) e um moderno biturbina BK 117 (EC 145), no atendimento a todos os socorros aeromédicos do Estado. A major Daniela Lopes Rocha da Costa, aos 41 anos, cruzou os céus rumo a entrar para a história do país como pioneira no exercício militar, alcançando um dos mais altos postos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Ela é a primeira mulher a comandar um batalhão aéreo no Brasil, em um feito inédito, tornando-se um exemplo de valorização da figura feminina na carreira profissional militar, em um cenário no qual o aumento do protagonismo da mulher representa conquistas nas políticas e avanços sociais.

No hangar número 7, Corpo de Bombeiros, localizado no aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, em Belo Horizonte, cidade natal da major, a mineira transita com espontaneidade entre os 43 oficiais militares do Batalhão Batalhão de Operações Aéreas (BOA). O posto conta com mais quatro oficiais mulheres e, sob suas ordens, a equipe realiza socorros, apaga incêndios, transporta órgãos, realiza ações humanitárias e comanda a aeronave que serve como uma UTI móvel.

Em entrevista exclusiva à Agência Minas Gerais, na base do BOA, a reportagem reuniu uma equipe completa feminina: a major Daniela Lopes, a capitã Karla Lessa, 36 anos, a médica do SAMU Maria Olímpia dos Reis, 52 anos, e as enfermeiras Mineia Miranda, 44 anos, e Silvia Amélia de Souza Paula, 42 anos, que ocupam os postos necessários para conjuntamente realizar um salvamento (piloto, copiloto, médico do SAMU e enfermeiros do SAMU). Na ocasião, a major revelou que seu feito inédito e o pioneirismo na cena militar aérea tem dois significados especiais.
Noticia10/agenciaminas

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…