Home Notícias Educação Minas homenageia estudantes e professores destaques na Olimpíada de Matemática
Educação - 25 de novembro de 2013

Minas homenageia estudantes e professores destaques na Olimpíada de Matemática

Recordista em número de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Minas Gerais homenageou, nesta segunda-feira (25), estudantes e professores de todo o Estado que se destacaram nas 7ª e 8ª edições da competição nacional. Pelas mãos do governador Antonio Anastasia e da secretária-adjunta de Educação, Maria Sueli Pires, foram entregues, em Belo Horizonte, prêmios referentes aos anos de 2011 e 2012. No total, são mais de 3 mil prêmios.

A Obmep existe desde 2005 e já realizou oito edições. Durante a cerimônia de premiação, que reuniu parte da comunidade escolar estadual na Cidade Administrativa, o governador Anastasia, após entregar os prêmios a três medalhistas da competição, destacou que, nos últimos seis anos, Minas Gerais conseguiu a liderança no ranking total de medalhas e também no número de medalhas de ouro.

“Esses alunos aqui premiados representam um grande orgulho. Aqui, estamos fazendo uma cerimônia simbólica, porque são centenas e centenas espalhados pelo Estado. Eu queria cumprimentá-los, porque foi com o esforço dos alunos, com o apoio de seus professores, que conseguimos chegar a esses indicadores. Fico muito orgulhoso com a referência à qualidade da nossa educação pública mineira, que é, de fato, um dos grandes patrimônios de Minas. O rico capital humano que temos se reflete no primeiro lugar nacional do Ideb e nesse campeonato seguido de olimpíadas, que estamos conquistando”, afirmou o governador.

Desde a 1ª edição da Olimpíada, o Governo de Minas promove uma premiação própria para os estudantes medalhistas. A cerimônia é uma forma de reconhecer o talento dos jovens, o trabalho dos professores e o excelente resultado de Minas Gerais na maior competição do conhecimento do Brasil. A última premiação promovida pelo Governo de Minas aconteceu em 2011 e foi referente à 5ª e 6ª edições. Na ocasião, o Governo de Minas, em parceria com Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), distribuiu 1.556 premiações, sendo mil netbooks e cerca de R$ 2,14 milhões em dinheiro.

 “O resultado das olimpíadas é um estímulo. Na realidade, é um grande fermento que se coloca para investirmos ainda mais. Tenho certeza e a mais serena convicção de que, nas próximas olimpíadas, vamos conseguir manter essa posição de destaque, auferindo ainda mais e mais medalhas”, completou Anastasia.

Na 8ª edição da Olimpíada, a última com resultados divulgados, Minas Gerais conquistou 152 medalhas de ouro, 229 de prata e 947 de bronze, atingindo um total de 1.328 medalhas, o maior número de medalhas desde o início da competição. Das mais de 1,3 mil medalhas conquistadas por Minas Gerais na Obmep, a maior parte delas é de estudantes da rede estadual de ensino. Os alunos de escolas estaduais conquistaram 974 medalhas, sendo 117 de ouro, 159 de prata e outras 698 de bronze. Desde o início da competição, em 2005, os alunos mineiros já conseguiram quase 5 mil medalhas. Foram 629 ouros, 1.172 pratas e 3.093 bronzes.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…