Minas Gerais recebe fábrica que irá gerar cerca de 5,5 mil empregos
Atrair investimentos para gerar empregos de qualidade e melhorar cada vez mais a vida da população tem sido uma das prioridades em Minas Gerais nos últimos anos. Por isso, nesta sexta-feira (18), o governador Antonio Anastasia esteve em Montes Claros, no Norte de Minas, para participar da inauguração da fábrica da Alpargatas, que irá gerar cerca de 5,5 mil empregos, entre diretos e indiretos. O investimento na unidade que fabricará as sandálias da marca Havaianas foi de R$ 279 milhões. Serão fabricados 102 milhões de pares por ano em cerca de 100 modelos.
“Nos últimos anos, tivemos um trabalho muito integrado com a Alpargatas, um trabalho de confiança que foi realizado para chegarmos a esse momento e termos, de fato, reconhecimento pela inauguração desta fábrica, que tem várias caraterísticas positivas. A primeira delas, evidentemente, de ter aqui 2,5 mil empregos diretos e mais 3 mil indiretos”, destacou o governador Anastasia.
O protocolo de intenções para implantação da fábrica em Montes Claros foi assinado entre o Governo de Minas e a Alpargatas em agosto de 2011. De lá para cá, o município viveu a expectativa da concretização do empreendimento. O presidente da empresa, Márcio Utsch, lembrou o trabalho conjunto feito pelo Estado e a empresa, dizendo que Montes Claros e região irão colher muitos beneficiados. “Nada disso teria sido possível sem o apoio do nosso governador Antonio Anastasia. Começamos a conversar, anos atrás, sobre a expansão industrial da Alpargatas e o governador fez com a gente um trabalho extremamente sério, bem feito e que nos levou a ter uma escolha muito consciente para instalarmos a fábrica no Estado de Minas Gerais”, disse o executivo.
A unidade em Montes Claros ampliará a capacidade produtiva de sandálias da marca Havaianas em 40%. “Vamos ficar extremamente orgulhosos de termos as sandálias Havaianas sendo fabricadas aqui em Montes Claros e daqui saindo para o Brasil e para mais de 100 países”, disse Antonio Anastasia, lembrando que a fábrica irá ampliar a arrecadação de impostos, o que significa mais recursos para investimentos a favor da população, dando maior dinamismo econômico ao município e região. Instalada em uma área de 370 mil metros quadrados, a unidade conta com 53 mil metros quadrados de área construída e foi projetada para aproveitar os recursos naturais disponíveis. A fábrica possui alta tecnologia e está preparada também para produzir outros calçados de borracha.
A unidade aproveita iluminação e ventilação naturais, e a energia solar é utilizada para o aquecimento da água de chuveiros disponíveis para os empregados e em postes externos. Além disso, toda água será tratada para ser reutilizada em jardins e banheiros e os resíduos de produção serão reincorporados ao processo de fabricação de novos produtos. O governador Antonio Anastasia plantou uma muda de quaresmeira em uma área onde, futuramente, será coberta por árvores de grande porte da vegetação brasileira.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…