Home Cotidiano Tecnologia Minas entrega Prêmio “Marcos Luiz dos Mares Guia” ao Instituto de Ciências Biológicas
Tecnologia - 18 de novembro de 2013

Minas entrega Prêmio “Marcos Luiz dos Mares Guia” ao Instituto de Ciências Biológicas

 

Com o intuito de valorizar as iniciativas em práticas de pesquisa que contribuem para o avanço do conhecimento científico, foi entregue nesta quinta-feira (14) ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia”, na categoria instituição/empresa. O prêmio, entregue em solenidade no auditório da reitoria da UFMG, foi criado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O secretário interino de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, aproveitou a solenidade para ressaltar a importância do reconhecimento dos esforços em relação às pesquisas realizadas pelas instituições. “Aqui no Brasil, nós passamos por um período em que o mérito parece não ser uma coisa importante. O mérito é muito importante sim para a construção da sociedade”, enfatizou.

Os representantes do Instituto, professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, diretor do ICB, e a professora Janetti Nogueira Francischi, vice-diretora, receberam a medalha, o certificado e um cheque no valor de R$ 12 mil. Eles reconheceram a relevância do reconhecimento do instituto numa escolha por unanimidade. Para o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, a criação do prêmio foi de grande significado na valorização daqueles que contribuem para a ciência, em Minas. “O prêmio tem uma relevância para a Fapemig e para a ciência mineira, muito além do valor financeiro”.

Participaram também da premiação o reitor da UFMG, professor Clélio Campolina Diniz; a vice-reitora da UFMG, Rocksane de Carvalho Norton; o pró-reitor da UFMG, professor Renato de Lima Santos; o representante da família de Marcos Luiz dos Mares Guia, José Marcio Gonçalves de Souza, além de diversos professores e coordenadores de cursos da UFMG, servidores da Sectes e da Fapemig.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…