MG: Publicado edital para instalação de 1.387 cisternas telhadão multiuso
Com o objetivo de propiciar o acesso à água para consumo humano a famílias de baixa renda e residentes na zona rural, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste (Idene), abriu Edital de Chamada Pública para instalação de 1.387 cisternas telhadão multiuso.
Com a implantação dessa nova tecnologia no programa Água para Todos, a ideia é melhorar as condições de vida das famílias que vivem na zona rural. A cisterna telhadão multiuso de 25 mil litros é uma tecnologia social de armazenamento de água de chuva, constituída por sistema de captação representado por telhado, calhas, canos e cisterna.
O abastecimento dos reservatórios ocorre durante os períodos de chuva: a água que escorre do telhado de 40m² é conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório que possui um diâmetro interno de 4,30 metros e 1,8 metros de altura. Com os cuidados básicos, que serão comunicados aos beneficiados em capacitação específica, a água será própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos, além das necessidades diárias de uma casa.
A metodologia de implementação da tecnologia segue basicamente quatro etapas: mobilização, seleção e cadastramento das famílias; capacitações técnicas de beneficiários, incluindo intercâmbio de experiência e de agricultores para a construção de cisternas; implementação de cisternas; e implementação do caráter produtivo.
Para o diretor-geral do Idene, Gustavo Xavier, a ação garante dignidade às famílias que vivem no campo. “Os beneficiários são pessoas que sofrem com a falta d´água, devido ao clima do semiárido mineiro. A implantação das cisternas, com capacidade de armazenamento de 25 mil litros, permite que uma família enfrente um período de estiagem tendo água para beber, fazer comida e as necessidades diárias”, afirma.
Noticia10/agenciaminas
Relógio no braço direito ou esquerdo? Especialista desmistifica o mito sobre o lado “certo” para usar o acessório
Há décadas, a questão de qual braço é o mais adequado para usar o relógio de pulso despert…