MG: Pressionado, Zema recua e atende as demandas do movimento dos 100+ liderado pelo prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.
O “Movimento 100+”, liderado pelo prefeito de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), Daniel Sucupira (PT), que mobilizou as cidades mineiras com mais de 100 mil habitantes, para cobrar ações efetivas do Governo Estado no enfrentamento ao COVID-19, obteve um saldo positivo em favor da população mais carente de Minas Gerais. Pactuação de pagamento dos débitos com os municípios, retomada das obras do hospital regional de Teófilo Otoni e agora a sanção do auxílio emergencial de 600 reais em duas parcelas já para o mês de agosto foram pontos atendidos no pacote de demandas apresentados pelo Movimento ao governador Romeu Zema.
O governador já havia anunciado que faria os repasses atrasados aos municípios em pronunciamento um dia depois que recebeu a comitiva dos prefeitos em Belo horizonte, que tinha como principal reivindicação o pagamento por parte do governo do estado de pelo menos metade da dívida com os municípios na área da saúde. O débito era superior a R$ 3 bilhões. Naquele momento os municípios já não tinham condições de fazerem nem a manutenção dos estoques de insumos hospitalares nas cidades que integram o Movimento 100+, e que são as cidades polos, referencias regionais.
Em visita a região do Vale do Mucuri, especialmente a cidade de Teófilo Otoni, o governador anunciou que vai atender a solicitação do movimento dos 100+ e fazer a retomada das obras do hospital regional que estão paralisadas desde 2016 após a execução de cerca de 50% do projeto. Depois de concluído o equipamento que terá 427 leitos será referência regional e atenderá as demandas reprimidas principalmente de cirurgias eletivas, beneficiando toda a região do vale do Mucuri e também a parte do Vale do Jequitinhonha.
Uma outra reivindicação dos prefeitos era um auxilio emergencial do estado para atender as famílias em condição de vulnerabilidade, a proposta também foi encampada pela Assembleia legislativa do Estado reforçando o caráter de urgência dessa demanda em específico. A proposta do benefício foi sancionada pelo governador e no mês de agosto mais de um milhão de famílias receberão uma quantia de 600 reais divididos em duas parcelas.
“é necessário que os governantes entendam que são servidores do povo, e as pautas que mais fazem a população sofrer precisam ser encaradas como prioridade pro quem está em posições estratégicas como a nossa. Não existe um “pai” para esses benefícios conquistados, isso é mais que obrigação nossa, foi uma reação em cadeia: a população que precisa veio nos cobrar e nós, os seus representantes legais nos reunimos para em conjunto fortalecer uma cobrança ao governador do Estado, o que nós fizemos e a população foi atendida!” declarou o Prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…