Home Segurança pública Polícia MG: Polícia Civil inaugura Centro de Treinamento e Ação Policial na Acadepol
Polícia - 23 de janeiro de 2016

MG: Polícia Civil inaugura Centro de Treinamento e Ação Policial na Acadepol

 

A Polícia Civil de Minas Gerais passa a contar a partir desta sexta-feira (22/1) com mais um espaço para capacitar policiais civis: o Centro de Treinamento e Ação Policial Delegado Elson Matos (TAP), na Acadepol. Na ocasião, policiais civis realizaram uma demonstração com umas das técnicas de progressão que serão utilizadas nos treinamentos. O TAP foi inaugurado pela chefe da Instituição, a delegada-geral Andrea Vacchiano, que destacou a importância do centro. “O centro de treinamento representa uma realização concreta que materializa o compromisso com a capacitação e valorização dos policiais civis nesta que é uma das mais importantes diretrizes apresentadas pela chefia da PC”, ressaltou a chefe da Polícia Civil.

O local foi construído onde eram as antigas salas de aula desativadas na Acadepol e hoje, após três meses de obras, é uma casa, composta por vários cômodos, além de um vestiário para os professores. O centro foi construído a partir de uma parceria entre a Polícia Civil com o Banco do Brasil, que contribuiu com R$ 25 mil, e com a Caixa Econômica Federal, que cedeu o mobiliário, o circuito interno de segurança e R$ 5 mil. O centro tem como objetivo a capacitação do policial civil para o enfrentamento de situações do seu cotidiano como, por exemplo, aulas de táticas para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão, combate em ambientes confinados, entrada e progressão em ambientes fechados.

A equipe que ministra as aulas de Técnicas de Ação Policial é composta por 25 professores e coordenada pelo delegado de Polícia Elson Matos da Costa. O investigador Eli César de Oliveira, lotado no Grupo de Combate à Organização Criminosa (GCOC) junto ao Ministério Público de Minas Gerais, faz parte da equipe do TAP e destaca a importância do espaço para o treinamento.“Estamos na iminência da nomeação de novos investigadores de Polícia, e este espaço será muito importante para a capacitação dos servidores. Antigamente, tínhamos que fazer esse tipo de treinamento em locais alugados e sem a estrutura necessária fora da Acadepol”, comentou.

O investigador Cláudio Manoel, também lotado no GCOC, elogia o novo local de treinamento. “O centro é uma reivindicação antiga da equipe do TAP. Este é um local onde poderemos desenvolver melhor nossas técnicas de entrada e progressão em ambientes fechados. E irá servir tanto para os novos investigadores quanto para os policiais que já fazem parte do efetivo da Polícia Civil”, disse.

Noticia10/agenciaminas

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…