MG: Noroeste de Minas promovem Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar
Resultado de um esforço coletivo, a promoção da paz no ambiente escolar tem o engajamento da juventude das escolas públicas, estaduais e municipais, da Superintendência Regional de Ensino de Unaí, no Noroeste de Minas. Na última terça e na quarta-feira (3 e 4) foi realizado o Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar e Articulação em Rede – Jovem (Forpaz Jovem). O encontro é organizado pelo comitê Forpaz Jovem, criado por estudantes da região, e reuniu cerca de 650 alunos de 12 a 18 anos.
“Não adianta conscientizar os professores e pais, se os alunos não quiserem promover a paz. Pensando nesta ideia, entramos em contato com a Superintendência de Unaí e pedimos que nos apoiassem na criação desse Comitê. Nós mandamos e-mails para as escolas da região e pedimos que cada uma indicasse dois representantes”, lembra a estudante e idealizadora do Comitê, Beatriz Luca de Oliveira, 16 anos.
A iniciativa voltada à discussão, ao planejamento e à execução de ações, com foco na mediação de conflitos, tomou grandes proporções. “Nós esperávamos um encontro para 80 pessoas e já são mais de 650 alunos. O nosso intuito não é o de fazer o fórum e voltar para a casa com os nossos desejos, mas praticar essa ideia de paz. Por isso contamos com esses perfis de estudantes”, completa a idealizadora. O evento foi idealizado a partir de debates ocorridos em abril deste ano, durante o Forpaz Unaí, que contou com a participação de 330 educadores e parceiros.
A partir do Forpaz Jovem, os estudantes vão criar uma agenda futura, com a programação de ações a serem trabalhadas nas escolas da região. Uma delas será a multiplicação do comitê. Desta forma, cada escola passaria a ter o seu próprio comitê interno. Além de realizar as ações de promoção da paz no ambiente de sua escola e comunidade, esses comitês poderiam trocar experiências, por meio de um intercâmbio de ideias. “Os participantes vão ajudar a disseminar essa paz na escola em uma espécie de trabalho em rede. Sabemos que esse é um projeto de longo prazo”, avalia Beatriz. Para ajudar na multiplicação das ideias, o fórum conta com a participação de alunos com
A programação do Forpaz Jovem prevê ainda a construção de uma espécie de cápsula do tempo. Nesta cápsula, os estudantes apresentarão propostas de ações voltadas à temática. “A ideia é que no próximo ano, essa cápsula seja aberta para que eles possam avaliar as propostas que se tornaram realidade. Também haverá o plantio de uma muda de pau brasil”, adianta a diretora de Pessoal da Superintendência Regional de Ensino de Unaí, Marisa Vaz Oliveira.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…