MG: Movimento dos 100+ liderado por Daniel Sucupira, prefeito de Teófilo Otoni, impõe nova derrota a Zema e recursos da Vale vão direto para os municípios.
O govenador Romeu Zema (NOVO) bem que tentou, e mais uma vez não conseguiu aguentar a “quebra de braço” contra os prefeitos do Estado de Minas Gerais. A disputa da vez era o repasse de R$ 1,5 bilhões de reais da Vale aos municípios e que Zema queria que fosse através do governo do estado e mais uma vez perdeu o embate para o MOVIMENTO dos 100+ de Sucupira e companhia.
O novo nocaute dessa série de derrotas quem Zema vem sofrendo para o time de Sucupira aconteceu na tarde desta terça-feira (13/7/21), quando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), assinou, a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 68/21, que foi transformada na Emenda à Constituição 109, de 2021.
A emenda garante o repasse direto aos municípios de R$ 1,5 bilhão. Esse valor é parte dos recursos do acordo firmado pelo governo estadual com a mineradora Vale, em reparação a danos causados pelo rompimento de barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em janeiro de 2019.
Em seu pronunciamento, Agostinho Patrus lembrou que o Parlamento Estadual e as prefeituras dos 854 municípios mineiros foram deixados de fora do acordo, injustiça que foi reparada agora pela Emenda à Constituição. “São nos municípios onde as pessoas vivem, onde estão os verdadeiros problemas. Apoiar as prefeituras e seus prefeitos, levando recursos, é apoiar a vida das pessoas. Essa comunhão é a força do Parlamento. Ao deixar isso de fora, o acordo estava incompleto”, avaliou o presidente da ALMG.
Já o prefeito de Teófilo Otoni lembrou que o principal compromisso das prefeituras é com os moradores de suas cidades e a divisão dos recursos representa um alento e a perspectiva de dias melhores. “O Movimento 100+ nasceu desse anseio da retomada de investimentos. Com esses recursos vamos recuperar um pouco do que perdemos desde o início da pandemia. Muitas prefeituras estão investindo hoje até 30% do seu orçamento em saúde”, disse Daniel Sucupira.
Teófilo Otoni: Sob Pressão, prefeito Coronel perde mais uma, e “tiro” na tentativa de “golpe” no Bom Samaritano sai pela culatra
Menos de um mês após assumir a Prefeitura de Teófilo Otoni, o Coronel Marinho já enfrenta …