Home Cotidiano Economia MG: Governador Fernando Pimentel recebe primeiro-ministro de Portugal para reforçar parcerias e relações econômicas
Economia - 3 de novembro de 2016

MG: Governador Fernando Pimentel recebe primeiro-ministro de Portugal para reforçar parcerias e relações econômicas

 

O governador Fernando Pimentel recebeu nesta quarta-feira (2/11), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e os ministros de Estado de Economia, Manuel Caldeira Cabral, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. O encontro serviu para reforçar os laços de cooperação entre Minas Gerais e o país europeu nas áreas de ciência e tecnologia, mobilidade urbana e sustentabilidade.

O primeiro-ministro português António Costa destacou a importância de parcerias com o Governo de Minas Gerais e ressaltou o papel do estado nos setores de tecnologia e inovação. “Estamos em um estado dos mais pujantes do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, que quer ser a capital da inovação tecnológica do Brasil e o centro de desenvolvimento de startups no Brasil. Esse é, portanto, um novo ciclo que temos que ter com base nesse novo patamar de desenvolvimento econômico”, afirmou.

Antes do encontro, o Governo de Minas Gerais, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), além da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Axxiom Soluções Tecnológicas, juntamente com a Universidade do Minho e o Centro de Engenharia e Inovação (CEiiA), de Portugal, assinaram um termo de cooperação para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo, por meio de parcerias para o  desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial na área da mobilidade elétrica.

O termo prevê uma série de acordos para desenvolvimento de projetos conjuntos relacionados ao desenvolvimento e industrialização de veículos elétricos de nova geração, por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, intercâmbio de professores e pesquisadores e supervisão de teses desenvolvidas entre as duas universidades relacionadas ao tema. Além disso, a parceria também prevê o apoio a programas do Governo de Minas Gerais que envolvam estudantes estrangeiros, além de organização conjunta de conferências, workshops de caráter científico, tecnológico e empresarial, associados à mobilidade sustentável e industrialização de veículos elétricos de nova geração.

“Essa é uma política pública do Estado de Minas Gerais. O que estamos fazendo é muito mais que o sistema de mobilidade e o carro elétrico. É todo um ecossistema que nós estamos tentando desenvolver em torno disso, com a universidade, com outras empresas, que vão criar um ecossistema de desenvolvimento científico e tecnológico para a mobilidade elétrica”, explicou o presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco. O ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, destacou a parceria com o Governo do Estado e o papel das universidades no acordo. “Estamos aqui para fazer um sistema de mobilidade para o futuro. Portanto, pelo lado do governo de Portugal é com o maior interesse que, juntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais, colocamos em conjunto a capacidade de Portugal nas universidades, nos centros tecnológicos, e do Estado de Minas Gerais para pensar num projeto de nível global”, disse o ministro.

Noticia10/agenciaminas

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…