MG: Estudantes avaliam viagem de intercâmbio ao Canadá
Quase um mês após retornarem ao Brasil, os 22 estudantes e as duas professoras da rede estadual que participaram do intercâmbio no Canadá se reuniram na Secretaria de Estado de Educação para um relato e avaliação das experiências adquiridas. Por meio de um sorteio, pais, alunos e professoras tiveram a oportunidade de apresentar suas alegrias e anseios durante a viagem.
A primeira sorteada foi Danielle Alves Ramalho, aluna da Escola Estadual Margarida de Mello Prado. A estudante do 2º ano do ensino médio ressaltou o que mais chamou sua atenção no Canadá. “O que mais me surpreendeu foi a educação do povo e os lugares que visitei. Eram lindos”, afirma. Além de muitas fotografias e lembranças, Danielle Alves Ramalho, conta como o intercâmbio auxiliou em seu crescimento educacional. “Gostava muito das aulas lá. Foi uma ótima oportunidade de aprendizado. Vou levar para a vida toda”.
A educação e a atenção recebida durante o intercâmbio também despertou o interesse da professora de Língua Inglesa da Escola Estadual Margarida de Mello Prado, Ana Flávia Fernandes de Oliveira. “A viagem foi muito positiva. Na cidade em que eu fiquei tinha muitos asiáticos e eles eram muito interessados em entender a gente”, conta. O balanço dos pais em relação ao intercâmbio também é positivo, como destaca Cibele Sales Nunes Araújo, mãe do Felipe Nunes Carvalho Lage, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Paschoal Comanducci. “A saudade foi muita, mas a viagem foi muito boa para ele. O Felipe voltou mais tranquilo e incorporou muito a cultura de lá”, afirma.
Durante a reunião de avaliação do intercâmbio, a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, ressaltou a importância da experiência para o currículo dos estudantes. “Cada um de vocês nos ajudaram a conceber e realizar esse belo programa do Governo de Minas. Esperamos que outras portas se abram para vocês, pois essa experiência já está incorporada aos currículos de vocês. Essa experiência pavimentou o caminho para outras importantes oportunidade para a educação básica. Vamos nos empenhar apara ampliar essa iniciativa para outros estudantes mineiros”.
O programa ‘Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo’, que levou os alunos e professoras de escolas que participaram do piloto do Reinventando o Ensino Médio para o exterior, é uma parceria entre o Governo de Minas e o Governo do Canadá, por meio do Escritório Comercial do Canadá, em Belo Horizonte. O programa, coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria-Geral da Governadoria, chegou a sua 11ª edição e, pela primeira vez, contemplou estudantes do ensino básico.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…