MG: Estado dá apoio permanente a pacientes e familiares na luta contra as drogas
Encontrar alguém que possa dar orientação nos momentos de dificuldade e auxiliar a encontrar as soluções é, muitas vezes, o que dependentes químicos e seus familiares desejam e precisam para enfrentar o problema. Pensando nisso, o Governo de Minas Gerais abre as portas diariamente do Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas – um local onde usuários e familiares têm o primeiro atendimento na caminhada da luta contra o vício.
No Cread, o cidadão pode contar com a ajuda e a orientação de psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, participar de grupos de mútua ajuda e, até mesmo, conseguir a indicação para uma internação a partir deste contato. O trabalho no Cread é realizado com a ideia de acolhimento, da troca de experiências e da mútua ajuda. Cada cidadão tem atendimento individual e personalizado, e recebe orientações não só de questões relacionadas à dependência química, como também de ações que buscam o bem estar físico e emocional, além da reinserção social.
De acordo com o superintendente de Acolhimento Integral ao Usuário de Drogas, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Lucas Israel, a maioria das pessoas que busca o Centro de Referência em Álcool e Drogas faz isso por iniciativa própria.
O superintendente também explica que, mesmo após o encaminhamento do usuário para uma comunidade terapêutica, para internação, por exemplo, há continuidade do trabalho do Cread.“Após um período de dez dias que a pessoa foi encaminhada para uma unidade conveniada, entra-se em contato com a família, para acompanhar o processo e estimular a participação dos familiares durante o tratamento”, diz Israel.
Atualmente, 23 instituições e comunidades terapêuticas, conveniadas com a Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), da Sesp, disponibilizam cerca de 1.140 vagas/mês em três tipos de modalidades: ambulatorial, permanência dia e abrigamento.
Noticia10/agenciaMG
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…