Home Notícias Educação MG: Escolas da rede estadual promovem ações em comemoração ao Dia da Árvore
Educação - 21 de setembro de 2013

MG: Escolas da rede estadual promovem ações em comemoração ao Dia da Árvore

 

Do plantio até o surgimento das primeiras folhas. São quase seis meses aguardando que a pequena semente se torne uma muda que já tem um destino certo: a residência dos moradores da cidade de Paraopeba. Por meio do projeto Plantar, no mês de março, alunos da Escola Estadual Agnaldo Edmundo Silva, em Paraopeba, se unem em um mutirão para fazer o plantio das sementes e no mês de setembro ocorre a distribuição das mudas para a comunidade. A distribuição marca a celebração do Dia da Árvore, que é comemorado no dia 21 de setembro.

As mudas são cultivadas no quintal da própria escola e de março a setembro, os estudantes são os responsáveis por regar e cuidar delas. Na escola, a prática também se estende para os professores. “Têm alunos e professores que plantam em casa e trazem para distribuir. Eles foram cuidando ao longo do tempo”, afirma a diretora da escola, Marília da Piedade Ribeiro. Este ano, foram distribuídas 600 mudas de árvores frutíferas nos turnos da manhã e da tarde. São mudas de acerola, limão, laranja, entre outros. Tudo para despertar nos moradores do município hábitos saudáveis. “Estamos comemorando o aniversário de 13 anos do projeto e sempre buscamos distribuir árvores frutíferas para despertar nas pessoas a importância de uma alimentação saudável e do consumo de frutas”, conta Marília.

Ana Luiza Dias Menezes, do 3º ano do ensino fundamental, distribuiu as mudas de mexerica e mamão que plantou e cultivou. Para a estudante a melhor parte do projeto é a distribuição das mudas. “A parte que mais gosto é da doação. As pessoas agradecem e até dão um sorriso quando recebem”, conta. Não foi só o fato de ganhar as mudas que despertou o sorriso nas pessoas, a frase declamada por Ana Luiza e seus colegas também encantou os moradores. “Crianças e adultos, um dia sua sombra vai procurar e neste momento seu fruto vai experimentar. Meu nome é Ana Luiza, eu plantei e cuidei desta muda e hoje a ofereço a você”.

Já na Escola Estadual Cônego José Divino, no município de Dom Viçoso, para comemorar o Dia da Árvore, os alunos realizaram o ‘5º Passeio Ciclístico e Caminhada Ecológica’. A atividade que é tradicional na cidade marca o início da celebração da Festa da Primavera da instituição. As ações são promovidas pelo Grêmio Estudantil da escola, pelos alunos que participam do Programa Educacional de Atenção aos Jovens (Peas) e pelos alunos que participam do projeto Reflorestamento da Sub-Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Rosário’ (Rebhir).

“No trajeto os alunos foram conscientizando a população sobre a importância de se preservar as árvores. Fizemos o plantio simbólico de uma árvore. Esse é o 5º passeio que fazemos e percebemos com o passar dos anos a importância de conscientizar os alunos. Eles levam essa conscientização para dentro de suas casas”, conta a diretora da escola, Fátima Lúcia de Souza Nascimento.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…