MG: Enade atesta nível de excelência das instituições estaduais de ensino superior de Minas
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, atestaram o nível de excelência das escolas estaduais de ensino superior de Minas Gerais. Os dados no exame mostram que a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro (FJP), obtiveram nota máxima entre os indicadores de qualidade do ensino superior avaliados pelo levantamento.
A Escola de Governo da FJP obteve destaque nacional no curso de administração pública. A graduação oferecida pela unidade mineira atingiu conceito 4,91, em uma escala que varia entre zero e cinco. O resultado do Enade consolida a Escola de Governo como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil. Na edição de 2012 do Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação, entre as 2.136 universidades e faculdades avaliadas no país, apenas 15 instituições públicas – entre elas a Escola de Governo – atingiram o conceito máximo (nota 5) de qualidade.
A Uemg, por sua vez, também obteve nota máxima entre os indicadores de qualidade do ensino superior divulgados pelo Inep. Conforme os dados do Enade, dos 10 cursos inscritos para avaliação pela Uemg, três obtiveram nota 5 e outros cinco cursos ficaram com a nota 4; dois restantes obtiveram nota 3. Portanto, todos foram aprovados, pois tiveram nota superior à média 3. Foram avaliados com nota 5 os cursos de Publicidade e Propaganda, da Unidade de Frutal; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da Faculdade de Políticas Públicas de Belo Horizonte e Design de Produtos da Unidade de Ubá.
Ainda conforme os dados do Enade, referentes à Uemg, com nota 4, ficaram os cursos de Jornalismo, da Unidade de Frutal; Administração de Empresas e Negócios, da Unidade de Frutal e os cursos de Design de Ambientes, Design de Produtos e Design Gráfico da Escola de Design de Belo Horizonte. Com nota 3, foram avaliados os cursos de Direito, da Unidade de Frutal e Superior de Tecnologia em Gestão de Finanças Públicas e Auditoria Governamental, da Faculdade de Políticas Públicas de Belo Horizonte.
Os resultados expressivos de qualidade também foram observados pelo Ministério da Educação na Unimontes. Todos os cinco cursos da Universidade Estadual de Montes Claros avaliados no Enade referente ao ano de 2012 alcançaram notas máximas (5 e 4). Os cursos de Administração e Direito da Unimontes obtiveram o conceito 5, enquanto os cursos de Ciências Contábeis (Montes Claros e Salinas) e Ciências Econômicas alcançaram a nota 4.
Em todo o país, foram avaliados 7.228 cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas (Bacharelado) e áreas afins de 1.646 instituições de ensino superior, com a participação de 536 mil estudantes. “Praticamente todos os cursos da Unimontes neste exame mantiveram ou melhoraram seus conceitos se comparados com a última avaliação do Enade para estas áreas, realizada em 2009”, observa o pró-reitor de Ensino da instituição, professor João Felício Rodrigues Neto.
Ele ressalta que o alto rendimento para a conquista desses conceitos máximos é reflexo da qualidade do ensino oferecido pela Unimontes. “Em linhas gerais, o Enade avalia a qualidade da formação do acadêmico. Dessa forma, a Universidade reforça o compromisso de manter seus cursos entre os melhores do Brasil como atestam os conceitos máximos do Enade”, acrescenta o pró-reitor.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…