MG: Daniel Sucupira palestra para líderes mundiais na ONU e denuncia omissão de Zema e Bolsonaro na pandemia.
O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira (PT), foi o palestrante brasileiro desta quinta-feira, 25/11 na 12ª edição da Academia sobre Economia Social e Solidária. O evento é uma agenda anual da Organização Internacional do Trabalho – OIT/ONU, que nesta edição deu destaque para o papel da Economia Social e Solidária (ESS) no contexto da crise originada pela pandemia da COVID-19 e face aos desafios e oportunidades colocados pelo mundo do trabalho em rápida transformação. O evento contou com a participação de políticos comprometidos com a ESS, agências de desenvolvimento e organizações internacionais, empresários e profissionais da ESS além de cientistas do mundo todo atentos as abordagens assertivas de Daniel Sucupira.
Sucupira foi convidado pelo escritório no Brasil da Organização Internacional do Trabalho – OIT/ONU, como um dos principais casos de sucesso no enfrentamento a Pandemia no país. Com foco na contribuição para a criação de trabalho decente, o prefeito de Teófilo Otoni promoveu uma grande provocação demonstrar ser possível equilibrar a viabilidade econômica com a justiça social, desde o nível local até o global, compartilhando as suas experiências com lideranças de diversas partes do planeta através da temática “Localizando Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Economia Social e Solidária (ESS) como gatilho do Desenvolvimento Econômico Local”.
O Prefeito de Teófilo Otoni lamentou que as gestões de Bolsonaro e Zema não absorveram os protocolos e as boas práticas recomendadas por todos os órgãos sanitários mundiais para contenção do vírus e preferiram o negacionismo, que para Sucupira, foi o fator responsável pela morte de mais de meio milhão de brasileiros. “A omissão de Bolsonaro e Zema promoveu o caos no Brasil e em nossa Minas Gerais, as perdas são incalculáveis e irreparáveis pois a “irresponsabilidade” deles vitimou centenas de milhares de irmãos e irmãs que tiveram o seu direito a vida negligenciados por uma narrativa perversa e genocida”. Pontuou Sucupira.
Para SARA HOEFLICH, que é Diretora da área de ensino na organização Cidades Unidas e Governos Locais (UCLG) e moderava a sala, as ações de Sucupira em Teófilo Otoni e no estado das Minas Gerais necessita de reverberação, principalmente por se tratar de iniciativas simplificadas, facilmente replicáveis em qualquer parte do mundo. “Poucos gestores no mundo conseguiram a sensibilidade necessária para conciliar diversas frentes de ação, desenvolvendo medidas tão eficazes que comtemplaram desde a economia solidária até a proteção à mulher vítima de violência neste período de pandemia”. Afirmou a diretora.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…