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Economia - 22 de novembro de 2013

MG: Consórcio entre empresa brasileira e operadoras alemãs vence concessão do Aeroporto de Confins

 

Minas Gerais deu mais um passo na possibilidade de ampliar a sua diversificação econômica, com a concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN). Em leilão realizado na manhã desta sexta-feira (22), na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o Consórcio Aerobrasil – formado pelas empresas CCR (75% de participação) e as operadoras Flughafen Zurich AG, que administra o aeroporto de Zurique (24%) e a Munich Airport (1%) – venceu o leilão ao ofertar R$ 1,82 bilhão, com ágio de 66% em relação ao preço mínimo, pela exploração, manutenção e ampliação do aeroporto, por um período de 30 anos.

Todos os grupos que apresentaram propostas para concorrer ao certame foram formados por empresas nacionais com indiscutível reputação no mercado e formaram consórcios com operadores aeroportuários globais, com experiência na operação de terminais com mais de 50 milhões de passageiros por ano.

Do exterior, onde está em viagem particular, o governador Antonio Anastasia festejou o resultado. “O sucesso do leilão para a concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, contrariando os insistentes prognósticos pessimistas, é o coroamento de um vigoroso trabalho de planejamento executado pelo Governo de Minas para atrair interesses de grandes investidores. A ampliação e modernização do Aeroporto de Confins é parte fundamental da estratégia do nosso governo para impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado. Vamos prosseguir nos investimentos para melhorar e fortalecer a infraestrutura no entorno do terminal, que está se consolidando como novo polo de crescimento do Estado”, declarou.

O governador também elogiou os vencedores do leilão. “Para nossa satisfação e tranquilidade, o consócio que ganhou a concessão é formado por uma parceria que reúne uma sólida empresa brasileira do setor e duas operadoras alemãs com grande expertise na administração de aeroportos. Com certeza, o nosso aeroporto internacional terá uma gestão de primeira classe”, afirmou Anastasia.

Para o subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Luiz Antônio Athayde, o fortalecimento de um equipamento aeroportuário será capaz de atrair novos investimentos, principalmente na chamada Nova Economia, de promover a diversificação econômica de Minas, com a geração de empregos qualificados, e de estimular o crescimento não apenas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como de todas as demais regiões do Estado. “Este é um momento histórico para Minas Gerais, porque o AITN será o grande indutor da diversificação econômica do Estado nas próximas décadas”, afirmou o subsecretário.

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