MG: Agricultura agroecológica transforma vidas no Norte do Estado
Assentamento Vale do Guará colhe sustentabilidade e renda com modelo agroecológico.
No Norte de Minas, agricultores do Assentamento Vale do Guará, em Vargem Grande do Rio Pardo, celebram os resultados do sistema agroecológico implantado desde 2009. Com apoio técnico da Emater-MG, 16 famílias locais apostaram na sustentabilidade para driblar os desafios da baixa pluviosidade e aumentar a qualidade e a demanda de seus produtos. Hortaliças, mandioca e feijão são cultivados com manejo natural, que reduz custos e eleva a renda das famílias.
A agricultora Nely Soares Santos destacou os benefícios diretos do modelo. “A produção e a demanda aumentaram. Quando as pessoas sabem que os alimentos são sem veneno, querem levar. As caldas agroecológicas são mais eficazes e as pragas demoram mais a aparecer”, afirmou. Para o produtor Aparecido Teodorio dos Santos, a agroecologia é vantajosa também para a saúde dos trabalhadores. “Os produtos têm mais valor e evitam doenças e intoxicações nos produtores.”
Os alimentos produzidos no assentamento chegam à mesa de consumidores por meio de programas como PNAE e PAA, além de feiras livres. Segundo o extensionista da Emater-MG, Wander Silva Viana, o sistema agroecológico se mostra eficiente e sustentável, principalmente em regiões áridas como o Vale do Guará. “É uma atividade de baixo custo que gera renda e emprego enquanto preserva os recursos naturais”, concluiu.
Noticia10
São Mateus: Prefeito Marcos da Cozivip recebe o deputado Gilson Daniel e apresenta pauta de demandas da população
Nesta quarta-feira (22), o gabinete do prefeito de São Mateus, Marcus Batista, foi palco d…