Melanoma: O Câncer de pele mais letal e como os homens podem se proteger
O melanoma é o tipo mais grave de câncer de pele, podendo afetar não só áreas expostas ao sol, como também se desenvolver em locais inusitados, como olhos, nariz e até garganta. De acordo com especialistas, o risco de melanoma aumenta significativamente para homens acima dos 50 anos, que têm maiores chances de morte pela doença em comparação às mulheres. A exposição excessiva ao sol e queimaduras são fatores de risco principais, especialmente para pessoas de pele clara.
“O excesso de exposição ao sol e a intensidade das queimaduras solares são determinantes no risco de melanoma”, alerta o Dr. Aleksandar Sekulic, dermatologista da Mayo Clinic. Para evitar o câncer, ele recomenda limitar o contato com raios ultravioleta, incluindo o uso de camas de bronzeamento.
As áreas do corpo mais afetadas geralmente incluem o rosto, costas, braços e pernas. Os primeiros sinais incluem mudanças em pintas já existentes ou o surgimento de tumores com aparência anormal na pele. Essas alterações devem ser acompanhadas de perto, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento eficaz.
Para prevenção, especialistas aconselham evitar o sol em seu pico, usar chapéus de aba larga, roupas que cubram braços e pernas e aplicar generosamente protetor solar de fator 30 ou superior nas áreas expostas, reaplicando a cada duas horas ou após nadar.
Noticia10
Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul
A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…