Home Segurança pública Polícia Mapa da violência: Bahia e Minas são destaques opostos na lista que detalha a engenharia da violência no Brasil.
Polícia - 7 de junho de 2017

Mapa da violência: Bahia e Minas são destaques opostos na lista que detalha a engenharia da violência no Brasil.

Araxá, Conselheiro Lafaiete, Barbacena e Lavras. Essas quatro cidades do interior de Minas figuram entre as 30 menos violentas do país, como mostra um estudo divulgado nesta segunda-feira (05/06/2017) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Conforme a pesquisa, Araxá é a quinta cidade menos violenta do Brasil. Ela está atrás apenas de Jaraguá do Sul e Brusque, em Santa Catarina; e de Americana e Jaú, em São Paulo. Já Conselheiro Lafaiete aparece na lista em nono lugar, Barbacena em 13º e Lavras em 23º.

Na outra ponta da lista a Bahia aparece com 4 cidades entre as 10 mais violentas do Brasil. Lauro de Freitas (2ª), Simões Filho (5ª), Teixeira de Freitas (7ª) e Porto Seguro (9ª) aparecem com as maiores taxas de homicídios do estado, contabilizando as taxas de homicídios e mortes violentas com causa indeterminada (MVCI), a cada 100 mil habitantes. No perído dos levantamentos dos dados Teixeira de Freitas teve 114 homicídios, com 72,2%, e 15,8% de MVCI, totalizando 88,1%. Em nono lugar, Porto Seguro, teve 123 homicídios, com taxa de 84,6%, 1,4% de MVCI, totalizando 86%.

Para formular a lista, o Ipea analisou dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, referentes ao intervalo de 2005 a 2015, e utilizou também informações dos registros policiais publicados no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O estudo considerou as mortes por agressão (homicídio) e as mortes violentas por causa indeterminada (MVCI) de cada cidade.
Noticia10

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…