Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares: Três novas praias estão interditadas por causa da lama da Samarco.
Espírito Santo - 7 de janeiro de 2016

Linhares: Três novas praias estão interditadas por causa da lama da Samarco.

 

A Prefeitura de Linhares, no Espírito Santo, interditou três praias da cidade nesta quarta-feira por causa da lama de rejeitos que vazou da Barragem do Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas. A decisão de impedir o acesso às praias de Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca foi comunicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na página da administração municipal na internet. De domingo a essa terça-feira, a mancha de lama na superfície do mar no litoral capixaba triplicou de tamanho a partir da foz do Rio Doce.

Segundo o texto, as águas nas três localidades estão impróprias temporariamente para uso por causa do alto nível de turbidez. A pasta informou também que faz monitoramento no mar da costa próxima à cidade desde a chegada da lama de rejeitos ao município, em 20 de novembro.

No controle feito por equipes técnicas da prefeitura, foi constatado que o nível de turbidez nesta quarta-feira estava 10 vezes acima do registrado no domingo. Enquanto em 25 de dezembro a turbidez do mar em Pontal do Ipiranga era de apenas 7 NTU (Unidades Nefelométricas de Turbidez) e no último domingo estava em 13, o índice chegou à marca de 130 NTU na manhã desta quarta-feira.

De acordo com as análises, o aumento indica que correntes marítimas e o vento predominantemente sul levaram os rejeitos de minério do mar aberto para a costa. “Até que as condições de tempo levem esse rejeito para longe da costa, por precaução, a Prefeitura de Linhares indica que as praias estão temporariamente impróprias para banho, esportes aquáticos, pesca e demais atividades de contato primário com a água”, explica o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Luciano Cabral.

Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca agora se juntam a Regência, Povoação e Comboios, que têm suas praias interditadas desde a chegada da lama de rejeitos, no dia 20 de novembro. A prefeitura disse que vai instalar placas avisando da interdição nesta quinta-feira e, que assim que forem constatados parâmetros aceitáveis de balneabilidade, a prefeitura informará a população.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…