Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares: TCE-ES revoluciona gestão pública com novo sistema vai revelar custos reais de serviços como educação e saúde
Espírito Santo - 18 horas atrás

Linhares: TCE-ES revoluciona gestão pública com novo sistema vai revelar custos reais de serviços como educação e saúde

Projeto pioneiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo promete maior transparência e eficiência no uso dos recursos públicos; Linhares é um dos primeiros municípios a aderir à iniciativa.

Um projeto inovador do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) promete transformar a gestão pública nos municípios capixabas. Com o objetivo de mapear e detalhar os custos reais de serviços essenciais, como educação e saúde, o TCE-ES está desenvolvendo um guia de orientação para implementação e uso do Sistema de Custos na Administração Pública. A iniciativa, que já conta com a adesão de oito municípios, incluindo Linhares, Anchieta e Colatina, busca oferecer transparência e eficiência no uso dos recursos públicos.

Durante visita a Linhares, o secretário de Controle Externo de Contabilidade, Economia e Gestão Fiscal, Romário Figueiredo, e o coordenador executivo do Comitê de Custos do TCE-ES, Rodrigo Lubiana, apresentaram os detalhes do projeto. Lubiana destacou que, atualmente, os gestores públicos focam em orçamentos e despesas, mas não têm clareza sobre o custo real de cada serviço oferecido. “Com esse sistema, será possível saber, por exemplo, quanto custa cada vaga em uma escola pública, incluindo despesas com energia, transporte e limpeza”, explicou.

O projeto também permitirá identificar possíveis irregularidades. “Se uma escola gasta três vezes mais com água do que a média, isso pode indicar um vazamento ou até desvio de recursos. Com essas informações, a gestão pode agir rapidamente para corrigir o problema”, acrescentou Lubiana. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado no ano passado, que inclui municípios como Linhares, Pancas, Colatina, Santa Teresa e Vila Velha, além do Governo do Estado e das cidades de Vitória, Cariacica e Anchieta.

O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, elogiou a iniciativa e destacou sua importância para a tomada de decisões. “Esse projeto já deveria existir há muito tempo. Hoje, é difícil para o gestor ter acesso a informações precisas, o que aumenta o risco de erros”, afirmou. Scaramussa ressaltou que o sistema trará mais transparência e eficiência para a administração pública, beneficiando diretamente a população.

A previsão é que o guia de orientação esteja concluído até o final de 2025, após etapas de nivelamento técnico, acompanhamento e revisão. Enquanto isso, uma versão preliminar já está disponível para consulta pública. O acordo de cooperação tem vigência de 14 meses, com possibilidade de prorrogação, e representa um marco na busca por uma gestão pública mais transparente e eficiente no Espírito Santo.
Noticia10

Check Also

Pedro Canário ganha sala de teleconsultas e revoluciona acesso à saúde

Pedro Canário, no norte capixaba agora conta com uma sala de teleconsultas na Unidade de S…