Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba, oficializada pela Lei nº 12.254/2024. O roteiro conecta Colatina e Linhares, passando por propriedades dedicadas ao cultivo e beneficiamento do cacau, promovendo experiências que vão desde a plantação até a produção de chocolates, mel e cachaça de cacau. A iniciativa celebra a cultura local e a produção de alta qualidade do fruto, responsável por mais de 70% do cacau capixaba.
Lucas Scaramussa, autor do projeto e prefeito eleito de Linhares, destacou o impacto econômico e cultural da rota. “Estamos incentivando novos arranjos de negócio e investimentos que valorizam a tradição e a economia criativa da região, além de fortalecer o turismo rural”, afirmou. O trajeto inclui trechos estratégicos, como a ES-248 e ES-442, que passam por ilhas do Baixo Rio Doce e chegam à foz do rio em Povoação.
Para Philipe Lemos, secretário estadual de Turismo, a rota consolida o Espírito Santo como um destino de referência. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso em transformar o turismo em uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, promovendo a valorização do cacau e ampliando a renda de comunidades locais”, disse. O roteiro também integra belezas naturais e culturais, como Regência e o distrito de Bebedouro, ao turismo rural.
Com a expectativa de atrair investimentos públicos e privados, a Rota do Cacau Capixaba deve melhorar a infraestrutura local, impulsionar a ciência e a tecnologia no setor e consolidar o cacau capixaba no cenário nacional e internacional. Além de oferecer sabores únicos, o percurso promete preservar as tradições e enriquecer a experiência dos visitantes.
Noticia10
Alcobaça investe em quadriciclo para proteger praias e tartarugas marinhas
A cidade de Alcobaça, no extremo sul da Bahia, deu um importante passo na proteção ambient…