Linhares: Prefeitura já entregou 11 pontes em comunidades da zona rural
Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras, construiu e reformou até o mês de outubro deste ano 11 pontes em estradas não pavimentadas das comunidades do interior. Até o final deste ano, mais três pontes serão entregues às comunidades da zona rural sendo uma em Desengano e duas em Jacatiá, no distrito de São Rafael. De acordo com o assessor da Secretaria de Obras, Euder Pedroni, Linhares é o maior município em extensão territorial do Estado, totalizando mais de 2 mil quilômetros de estradas não pavimentadas e o município com maior quantidade de água doce do Brasil. Por isso as pontes tão importantes na vida das famílias que moram na zona rural.
Euder informou que a Secretaria de Obras aguarda a liberação de um convênio firmado entre a Prefeitura de Linhares e o Governo Federal para a construção de mais quatro pontes que vão atender os moradores das comunidades de Bananal do Sul, Piabanha e Terra Alta. A previsão é de que mediante a liberação do convênio as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2014. “Nossa preocupação é com a acessibilidade do homem do campo. Criamos facilidades para que ele possa se deslocar e trabalhar. Uma das propostas do prefeito Nozinho Correa é dar atenção e possibilitar que o pequeno produtor tenha qualidade de vida e permaneça trabalhando no campo. Estamos fazendo isso desde que chegamos à secretaria”, enfatiza.
Moradora há mais de 30 anos na comunidade de Baixo Quartel, a produtora rural aposentada, Corina Coutinho dos Santos, de 86 anos, disse que a ponte que passa perto de sua casa estava muito danificada e apresentava riscos para os moradores. Até acidentes já foram registrados no local. Agora, ela está satisfeita com o resultado do trabalho realizado próximo à casa dela. “Ainda bem que a prefeitura concertou essa ponte. Minha neta enviou uma foto registrando o terrível estado de conservação da ponte à Secretaria Municipal de Obras e em pouco tempo fomos contemplados com a reforma. O fluxo de veículos é intenso. Com a ponte reformada aumentou a sensação de segurança das pessoas que precisam utilizá-la todos os dias”, afirma Corina.
Humaitá: Para o vice-presidente do assentamento Cesino Fernandes da comunidade do Humaitá, Uelson José de Oliveira, a ponte que foi reformada em sua comunidade trouxe diversas melhorias para a vida de mais 300 famílias do assentamento e também de regiões vizinhas. “A ponte estava em péssimas condições. A reforma possibilitou o acesso a diversas comunidades vizinhas como Japira, Santa Rosa, Santo Hilário e São Francisco, além de facilitar a passagem de ônibus escolares e caminhões. A comunidade está muito feliz com atenção dada pela administração do prefeito Nozinho Correa. Estávamos esquecidos há muito tempo e agora nos sentimos lembrados”, comemora o vice-presidente.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…