Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares: município foi o que mais desmatou a Mata Atlântica no Estado entre 2014 e 2015
Espírito Santo - 3 de dezembro de 2016

Linhares: município foi o que mais desmatou a Mata Atlântica no Estado entre 2014 e 2015

 

Linhares, no litoral norte capixaba, foi o município que mais desmatou a Mata Atlântica no Espírito Santo entre 2014 e 2015, com a eliminação de 60 hectares de florestas (o equivalente a 60 campos de futebol). No sentido inverso, o município vizinho de Sooretama foi o que mais conservou suas matas nativas.

Esses e outros dados integram o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, lançado nesta sexta-feira (2) pela Fundação SOS Mata Atlântica, que comemora seu 30º aniversário este ano, e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

De uma lista de 100 municípios que mais desmataram nos últimos 30 anos, o Espírito Santo aparece com Linhares (25ª colocação, com 60 hectares), Mimoso do Sul (40ª) e São Mateus (78º). Juntas, eles desmataram 17.805 hectares, ou 178 quilômetros quadrados, quase duas vezes a área da capital Vitória (93,38 km²).

Os números tímidos de desmatamento e a tímida presença dos capixabas na “lista dos 100 mais” não são, ao contrário do que pode parecer, fruto de maior conscientização ou ação do Estado, e sim, de uma devastação aguda, onde já não há mais quase floresta para ser derrubada, sendo possível apenas ocorrer pequenos desmates que, na maioria das vezes, não são detectados pelas imagens de satélite. É o chamado “efeito formiga”.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…