Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares: “município é cada vez mais a capital do agronegócio capixaba”, diz Secretário
Espírito Santo - 14 de março de 2015

Linhares: “município é cada vez mais a capital do agronegócio capixaba”, diz Secretário

 

4º DEBATE AGROO município de Linhares sediou na noite desta segunda-feira (9) a 4ª edição do Debate Agro. O evento teve como pauta “Os Desafios do Agronegócio Capixaba em 2015”, o que lotou o auditório com cerca de 150 pessoas, entre elas lideranças e produtores dos municípios de Rio Bananal, Jaguaré, Sooretama, Vila Valério, Marilândia, Pinheiros, São Mateus, Linhares, Aracruz, entre outros municípios.

Em sua fala no evento, o prefeito de Linhares, Nozinho Correa, destacou a união como fórmula para o sucesso. “A gente vence os desafios quando trabalha junto, une forças. Um evento como esse ajuda nessa união, que é tão importante”, afirma. Um dos convidados do debate foi o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto que alertou sobre os desafios da agricultura, não apenas em 2015, mas no século XXI. Segundo o secretário, eles estão centrados em dois pilares: “Sustentabilidade e constante inovação tecnológica. É necessário ampliar a cobertura florestal, estudar métodos mais eficientes de irrigação, tratar de segurança hídrica com a construção de barragens no estado e investir em pesquisa”, pontua.

Nesse cenário, Linhares tem um papel importante. “Linhares é cada vez mais a capital do agronegócio capixaba não só em função da produtividade que tem as terras, mas também como polo regional que conseguiu atrair indústrias e que é a sede de importantes associações, como a do cacau e a do mamão”, aponta o secretário.

Ainda de acordo com ele, no Espírito Santo, há arranjos produtivos modernos que estão prosperando, ao mesmo tempo em que existem aqueles que precisam de ajuda. “Não tivemos avanços significativos na pecuária de leite, por exemplo. Evidentemente que há produtores com alta tecnologia, com alta produtividade, mas, na média do estado, faltou avanço. É o oposto do café. Tudo o que foi investido em café nos últimos anos valeu a pena. Não dá pra dizer que todos os arranjos produtivos do estado estão no mesmo grau de desenvolvimento”, explica.

Também estiveram presentes o deputado federal e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Evair Vieira de Melo (PV-ES), o secretário municipal de Agricultura, Mauro Rossoni Junior, o presidente do Sindicato Rural, Antônio Roberte, entre outras autoridades. O 4º Debate Agro foi realizado pela Campo Vivo Comunicações com patrocínio do Sindicato Rural de Linhares e apoio da Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…