Linhares: município corre risco de racionamento de água
A estiagem que atinge toda a região pode levar ao racionamento de água em Linhares. O alerta é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. Segundo a autarquia, o nível do Rio Pequeno, que abastece a cidade, está cerca de 80 centímetros abaixo do normal. A situação se agrava ainda mais por conta do baixo nível do Rio Doce.
Na manhã desta terça-feira (20), a régua de medição instalada no cais do porto, mostrava o nível do rio abaixo dos 50 centímetros. Com a maior vazão, o Rio Pequeno tem baixado rapidamente dia após dia.
De acordo com o diretor do Saae, Ademir Lima, a solução definitiva para os problemas é a construção da nova unidade de captação de água que está sendo construída. A previsão é de que até o final do mês de fevereiro ela esteja em funcionamento.
A obra vai custar cerca de R$ 1,2 milhão, mas enquanto a nova estação não fica pronta, o mais é indicado é que a população consuma a água da maneira adequada e evite assim, que o racionamento seja antecipado.
ANA
Técnicos contratados pela Agência Nacional das Águas (ANA) monitoram toda a bacia do Rio Doce durante este período de estiagem. Eles recolhem amostras da água, que são enviadas para laboratórios no Rio de Janeiro. Além disso, é feito um levantamento da vazão do rio desde a cidade de Ipatinga, Minas Gerais, até a foz em Regência. Os dados do estudo ainda não foram divulgados.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…