Linhares: município anuncia cessão de área para construção de unidade de radioterapia
O prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou a cessão uma área pública localizada no bairro Três Barras para a construção de uma unidade de radioterapia, que será uma complementação do Setor de Oncologia do Hospital Rio Doce. A obra é um projeto do Ministério da Saúde alinhado ao plano de expansão do serviço de radioterapia em território nacional. A lei municipal 3.788, de 14 de novembro de 2018, que trata da cessão, foi aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito. A área está localizada no bairro Três Barras, no loteamento Perobas.
A Concessão de Uso de que trata a Lei se fará de forma gratuita, pelo prazo de 15 (quinze) anos, a contar da data da assinatura do respectivo contrato, podendo ser prorrogado a critério das partes, em caráter privativo, mediante a condição de que o imóvel concedido seja utilizado pela concessionária exclusivamente para a implantação de serviço de radioterapia.
De acordo com a diretora administrativa da Fundação Beneficente Rio Doce, Maria de Fátima Biancardi, quem vai construir a obra, bem como doar o equipamento de radioterapia é o Ministério da Saúde. “Toda a obra está orçada em aproximadamente R$ 7 milhões, e será todo executado pelo Governo Federal”, explica a diretora. A área doada tem um total de 2.310,00m² (dois mil trezentos e dez metros quadrados).
Com a construção da unidade de radioterapia, Linhares passará a oferecer aos pacientes diagnosticados, atendimento 100% gratuito, via SUS, e integral de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. A radioterapia é um tratamento isolado ou em conjunto com a quimioterapia e cirurgia. Atualmente, os pacientes que necessitam do tratamento de radioterapia precisam recorrer a hospitais da Grande Vitória.
“É uma complementação da oncologia já existente no município. Hoje fazemos a oncologia clínica, que é a parte de internação e quimioterapia, a parte de rádio dependemos dessa obra. Essa é uma obra que vai beneficiar toda população do Norte do Estado”, destacou Fátima Biancardi.
“Esse é um momento histórico, porque marca o primeiro passo para a implantação de uma unidade de radioterapia em toda a região e que vai permitir, junto ao Setor de Oncologia do Hospital Rio Doce, que Linhares seja um centro de diagnóstico e tratamento de câncer referência no Espírito Santo”, disse o prefeito de Linhares Guerino Zanon.
Guerino frisou que a cessão da área pública é fruto de uma mobilização de vários setores. “Essa obra envolverá, além do Governo Federal, toda a sociedade organizada: prefeitura de Linhares, os parlamentares federais, estaduais, municipais e os empresários locais”, pontuou o prefeito.
noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…