Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares: jovens entre 20 e 49 anos são os maiores infectados pelo covid19
Espírito Santo - 6 de maio de 2020

Linhares: jovens entre 20 e 49 anos são os maiores infectados pelo covid19

A maioria dos infectados com o novo coronavírus em Linhares são jovens, com idade entre 20 e 49 anos. A constatação foi feita pela Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, a partir dos dados do Painel Covi-19 do Governo do Estado do Espírito Santo.
A partir desse número, a Secretaria de Saúde traçou um perfil sobre os contaminados. Uma análise epidemiológica separa os casos positivos por faixa etária, por sexo, por comorbidade e por necessidade de internação.

Dos 48 casos positivos para a Covid-19, 25 são femininos e 23 masculinos. A faixa etária com maior número de contaminados envolve pessoas de 40 a 49 anos, com 14 casos; seguida de 30 a 39 anos, com 11; 20 a 29 e 50 a 59 anos, com 8 casos cada; 5 a 09 anos, dois casos; e 0 a 4 anos, 10 a 19 anos, 60 a 69 anos, 70 a 79 anos e 80 a 89 anos, com 1 caso cada.

Não existem casos positivos para pessoas acima dos 90 anos. Os que apresentavam comorbidade, isto é tinham problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, obesidade ou outras condições, totalizam 11; os demais (37), não tinham.

Entre os pacientes testados positivos, três estão internados, 28 em isolamento domiciliar, 16 curados clinicamente e um óbito. Dos pacientes que responderam, 11 possuem curso superior completo, e a maioria não informou ou possui ensino médio completo.

“A falta de informações históricas da doença e de uma vacina eficaz contra o vírus reforçam a necessidade de seguir as orientações das autoridades da saúde. Para esta doença, o melhor remédio é a prevenção”, pondera a diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos.

Constam entre as orientações, o isolamento e distanciamento social, uso de máscaras, lavagem frequente das mãos com água e sabão, além do uso do álcool gel 70%.

“As medidas de prevenção evitarão o colapso no sistema de saúde e mortes por causa da infecção. Desta forma, a curva da doença não se elevará tão abruptamente, permitindo atendimento adequado a todos os que adoecerem por causa do vírus, que tem facilidade de propagação e pode levar à morte”, reforçou o secretário Municipal de Saúde, Saulo Meirelles.
noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…