Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares: Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes terá passeata
Espírito Santo - 14 de maio de 2015

Linhares: Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes terá passeata

Linhares: Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes terá passeata

A exploração sexual deixa traumas profundos nas vítimas, que na maioria delas, são crianças e adolescentes. Essa violência prejudica a infância, adolescência e pode acarretar problemas à vida adulta.

Para chamar a atenção ao tema, o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será lembrado em Linhares com passeata de conscientização, no Centro. A ação acontece segunda-feira (18), às 8 horas, saindo da Praça 22 de Agosto, pelas Rua João Francisco Calmon, Avenida Governador Carlos Lindemberg, Rua Monsenhor Perinha, Rua Augusto Calmon, Rua Capitão José Maria, Rua João Felipe Calmon, até a Praça Nestor Gomes.

O abuso e a exploração sexual não deixam apenas marcas nos corpos das vítimas como lesões, contágio por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e até gravidez precoce. Mais do que isso, a violência sexual prejudica profundamente o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes, gerando problemas como estresse, depressão e baixa auto-estima.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e organizadora da passeata, Dulciânia Batista, contou que a ação pretende conscientizar e informar as famílias sobre a forma de agir em casos de abusos e exploração, que na maioria das vezes, não são denunciados. Ela ressalta que os crimes devem ser denunciados à Polícia Civil. O Município oferece, por meio do Conselho Tutelar e Creas, atendimento psicossocial às vítimas e também às famílias.

Segundo Dulciânia, entre os anos de 2013 a 2014, em Linhares, foram registrados 48 denúncias de exploração ou abuso sexual contra menores. “Nossos números não mostram a realidade. A maioria dos casos não chegam até as autoridades devido a uma série de fatores como medo, relação de dependência entre a família da criança e o agressor entre outras situações”, apontou Dulciânia.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…