Linhares: Cacau produzido no município estará na Copa do Mundo do Chocolate em Paris
O cacau produzido na cidade capixaba de Linhares será destaque no Salão do Chocolate, em Paris, que é tido como a Copa do Mundo do Chocolate. O evento vai premiar os 16 melhores cacaus dentre todos os países. A amêndoa que vai representar o Espírito Santo e o Brasil é produzida pelo cacauicultor Emir de Macedo Gomes Filho que integra a quarta geração de uma família produtora de cacau. “Está no sangue”, destaca.
O direito de expor e participar do concurso aconteceu após a amêndoa ser classificada entre as sete melhores do Brasil. O evento acontecerá entre os meses de outubro e novembro. Em 2013, o cacau do produtor Emir, ficou entre os 50 melhores da competição. Neste ano, o produtor de Linhares busca ficar entre os 16 primeiros. Mais de 200 competidores participarão da disputa.
O produtor explicou que o cacau produzido por ele se destaca pelo cuidado na colheita seletiva das amêndoas, no tempo certo de maturação e na secagem natural à luz do sol. Isso, de acordo com Emir de Macedo, faz com que se tenha ao final um cacau graúdo, com o sabor frutal destacado, ideais para se fazer um bom chocolate. “Usamos o método de cultivo ‘cabruca’, que faz o plantio junto com da mata, o que garante o equilíbrio do ecossistema e a produção de amêndoas de maior qualidade. Dizemos que 50% do chocolate é o cacau e o outros 50% a produção dele”, ressaltou.
Para ter direito de ocupar uma das sete vagas no estande do Brasil no Salão do Chocolate é realizado uma seletiva nacional, que selecionou além do cacau capixaba amostras da Bahia e do Pará. Para isso, são enviados 40 quilos da amêndoa para avaliação de cor, sabor e aroma feito por especialistas. Já na competição em Paris, os frutos têm a identificação codificada para que não possam ser identificados na disputa. E com as amêndoas é preparado o chocolate para avaliação. Inicialmente 50 passam para a fase final que selecionará os 16 que serão premiados.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…