Itaobim: tudo pronto para começar a maior festa do Vale do Jequitinhonha, a festa da manga!
Noticia10/Elaíny Carmona
Uma festa que começou pequena, em frente à igreja matriz de Itaobim, importante cidade do Vale do Jequitinhonha, com bandas de pouca expressão e pouca gente, assim era a festa da manga. Hoje a festa da manga é o maior evento do vale do Jequitinhonha, e uma festa que está nos calendários regional e também do estado de Minas Gerais. “A gente se espanta com a força da festa, a semana passada teve pessoas que me ligaram de Mirabela que fica a 700 km de Itaobim e a família toda vai vir. Tem barraqueiros do Espirito Santo, da Bahia, de São Paulo e de outros estados. A festa da manga se tornou uma festa gigante, de renome nacional.” Relata William Messias, produtor da festa pela WM e locutor da rádio local, em um bate papo exclusivo para o NOTICIA10.
Tão grande quanto à proporção de tamanho que a festa da manga tomou, é a sua importância econômica e cultural, tanto para a região quanto para a cidade de Itaobim, condição que Willian faz questão de mencionar destacando sempre a força que se é obtida com a valorização de um produto como a manga. “A festa é importantíssima para gerar emprego, e renda para a cidade, todo mundo ganha, mesmo que sejam empregos temporários, mas todos ganham. Se existe a festa é porque existe o fruto e existe também o nosso artesanato. Muita gente fica muito centrado nos shows, nas bandas, e a gente não pode se deixar levar por isso, devemos nos lembrar de como tudo começou e começou com a manga e com o nosso artesanato e devemos valorizar também as pessoas que são responsáveis por isso, porque se não fosse o fruto e o nosso artesanato não teríamos os grandes shows.” Destaca Willian.
Mesmo sendo uma festa gigantesca e que faz parte do circuito regional do Vale do Jequitinhonha e do roteiro cultural do estado de Minas Gerais, a festa da manga tem ainda alguns entraves para resolver e situações que preocupam, como meia entrada para estudantes, o preço dos abadas e tumultos na entrega dos abadas motivado pelo número de participantes. Segundo Willian, infelizmente alguns problemas acabam vindo proporcionalmente ao tamanho da festa, mas que esse ano os produtores se não zerarem pretendem reduzir ao mínimo o número de insatisfeitos, para atingirem essa meta praticamente mantiveram os valores dos abadas, com reajustes que chegam no máximo a R$ 10,00, e começou na manhã desta quinta feira a validação dos tickets no escritório central e entrega dos abadas. Em relação à meia entrada para estudantes, Willian informou a Festa da manga é gratuita, os abadas são para a área VIP, o Camarote VIP ou o camarote empresarial. Então por isso que não tem meia entrada.
A festa da manga deste ano será a maior e a melhor de todos os tempos na visão de todos envolvidos, desde produtores aos barraqueiros, estes vindo das mais diversas regiões do estado e do Brasil e que já estão devidamente instalados no circuito da festa. Ao todo serão 13 bandas por dia e dentre essas 13 banda, sendo três grandes atrações nacionais: Tomate na sexta (14/11), a Paula Fernandes no sábado (15/11) e o Israel Novais no domingo (16/11) e ainda um show particular na tarde do domingo da galinha pintadinha para atender o público infantil, a entrada para esse show custará R$10,00. A expectativa de público está estimada numa média de quinze mil pessoas por noite este ano e para atender a esse público foi disponibilizado a maior estrutura já montada para um evento no vale do Jequitinhonha com total aparato de seguranças para manter a tranquilidade do evento.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…