Itaobim: Segunda edição do Agitacine homenageia Casa da Juventude
Tatiana Sousa e Vivian Andrade
Foi realizado, na quadra da Praça São Cristóvão (Itaobim/MG), o 2º Agitacine. O evento, que é realizado pela Casa da Juventude de Itaobim, tem como objetivo reunir as pessoas da comunidade em espaços públicos para exibição de filmes produzidos pelos jovens da região.
Na primeira edição do evento, durante o Programa de Férias de Inverno do Polo Jequitinhonha, foi exibido o vídeo “Relatos da Namoradeira” – idealizado por integrantes de coletivos juvenis de Itaobim, Padre Paraíso, Jequitinhonha e Araçuaí e produzido em parceria com os bolsistas dos projetos Educação Audiovisual e Suporte de Comunicação do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. O curta-metragem foi criado com o objetivo de contar, através do olhar de uma namoradeira, as histórias e causos da região do Jequitinhonha.
Já a segunda edição do Agitacine contou com cerca de 200 espectadores e exibiu pela primeira vez à comunidade itaobinhense o filme “Os 17 anos da Casa da Juventude”. O curta foi totalmente produzido pelos jovens da Casa da Juventude de Itaobim e conta a história da instituição, que a 17 anos desenvolve programas de atendimento e apoio sócio-familiar, auxiliando crianças e adolescentes em situação de risco.
A história é contada por uma namoradeira e vai até o décimo ano da Casa, momento anterior à sua parceria com a Kindernothlife Brasil (agência alemã que financia programas e cursos, buscando melhorar as condições de vida de jovens das regiões mais pobres do mundo). O evento também contou com a apresentação de Beat Box do cantor Mc Ronã e da dança afro das meninas da Casa da Juventude. Além das apresentações, a Drogaria Indiana sorteou brinquedos para as crianças presentes.
Diante dos bons resultados da segunda edição do evento, manifestados pela opinião do público e dos coordenadores da Casa da Juventude, os jovens pretendem produzir uma continuação do vídeo para contar a história dos últimos sete anos da instituição, mostrando como a parceria com a KNH beneficiou o seu funcionamento e a vida dos jovens que a frequentam.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…